WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

5 Curiosidades Sobre A Dependência Química

Diferente do que muitos pensam, a dependência química não é uma simples escolha daqueles que a enfrentam, afinal, ninguém acorda determinado a se tornar um dependente químico. São diversos os fatores contribuem para a existência dessa realidade, porque o uso de psicoativos, em sua maioria, é uma resposta à dor e ao sofrimento, de modo que o seu consumo serve para amenizar os problemas. Por isso, o tratamento para pessoas que se encontram nesse tipo de situação demanda muita compaixão e compreensão, principalmente da família. Sabendo dessa realidade, separamos 5 curiosidades sobre a dependência química. Vamos conhece-las?

1 – Atividades sociais e físicas ajudam na recuperação

As diversas atividades garantem que o paciente permaneça com a mente focada e com os pensamentos direcionados em sua recuperação. Nas terapias, por exemplo, o profissional auxilia no desenvolvimento de habilidades que permitem a reintegração do indivíduo na sociedade. Já as atividades físicas, permitem a liberação da dopamina e serotonina, substâncias responsáveis por causar a sensação de felicidade no cérebro humano, substituindo as sensações provenientes da utilização das drogas. A palestras servem para disseminar o conhecimento de forma colaborativa, permitindo que os participantes aprofundem seus conhecimentos a respeito dos mais variados temas e estejam abertos à autodescoberta.

2 – Nas clínicas de recuperação, o paciente pode resgatar sua vida

As clínicas de recuperação são muito mais do que um hospital. São locais onde o dependente irá ser submetido a tratamento para o resgate de sua saúde física e, na mesma oportunidade, poderá reaprender a viver, socialmente, de uma maneira saudável, eliminando de sua vida a necessidade das drogas. Um grande exemplo disso é a Clínica Restituindo Sonhos que trabalha para assegurar o melhor tratamento a seus pacientes.

3 – A cada 4 pessoas, 1 está em contato com a dependência química

De acordo com pesquisa realizada pela Revista Exame, em 2018, a cada 4 pessoas 1 delas é dependente químico ou está diretamente exposto às situações de dependência química. Essa mesma pesquisa identificou que, além do alarmante aumento do número de usuários, aumentou a quantidade de mortes violentas decorrentes das drogas.

4 – A internação, em muitos dos casos, é a melhor alternativa

Esse tipo de clínica é um espaço específico e fundamental para a utilização de técnicas profissionais e tratamentos que garantam a retirada das drogas da vida das pessoas, principalmente daquelas que se encontram em situação avançada de vício, considerando as mais diversas substâncias. A internação nesse tipo de clínica é essencial para auxiliar no tratamento desse tipo de doença.

5 – O tratamento vai muito além da medicação

Além do tratamento de desintoxicação, o paciente desenvolve várias atividades que permitem uma mudança de foco a fim de concentrar sua atenção e energia em outras ações que podem proporcionar a sensação de bem-estar e, consequentemente, ajudam a superar a dependência química. Dentre as várias atividades, destacam-se a terapia ocupacional, as atividades físicas, terapias em grupo, acompanhamento individual e palestras.

Gostou do texto? Compartilhe com os seus amigos e dissemine as informações!