WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

A Luta Contra A Dependência

A dependência, seja ela química ou alcoólica, é uma realidade que assusta diversas famílias brasileiras. Muito embora não seja algo difícil de encontrar, é um problema que é capaz de destruir famílias e sonhos. O impulso consequência dessa patologia provoca inúmeras consequências que, na maioria das vezes, afeta não só o dependente, mas muitas das pessoas que estão ao seu redor. Não é incomum ouvir comentários de pessoas que acreditam ser possível promover a A Luta Contra A Dependência apenas com a força de vontade dele. Embora se quisesse que isso fosse possível, não é o que acontece. As substâncias psicoativas, quando consumidas em grande intensidade e frequência, provocam dependência e fazem do cérebro um verdadeiro refém, provocando ações indesejadas nos indivíduos que sofrem com o vício.

Quando a dependência se instala, tem início uma verdadeira luta para se livrar do vício e retornar o controle da vida. Os impulsos e as doenças que podem surgir em decorrência desse problema põem em risco tanto o paciente quanto sua família e, com isso, mostra-se fundamental a busca por uma ajuda profissional de qualidade. Não adianta imaginar que o processo de recuperação em casos de severa dependência será rápido e simples. Reprogramar o cérebro para alterar as fontes de prazeres e de alegria, eliminando o uso de drogas é um processo lento, difícil e, em muitos dos casos, doloroso, principalmente quando o problema está tão enraizado que as crises de abstinência se tornam complicadas.

Toda a luta se torna ainda mais complicada em razão do insaciável desejo de consumir a droga que tanto vicia. Isso, porque o desejo está completamente relacionado ao ato de experimentar e logo em seguida sentir a sensação de prazer e euforia, ainda que seja por alguns segundos. O impulso e o desejo são tão intensos que provocam a vontade de estar drogado o tempo inteiro e perpetuar ao máximo a sensação de bem-estar. A necessidade da substância parte de um processo que, eventualmente, desencadeia a chamada dependência química e, dessa maneira, o uso frequente de determinado tipo de substância que provoca no organismo, assim, a vontade e a necessidade de usá-las. É a ideia de que quanto mais se usa, mais se quer. Nesse estágio, o uso das drogas já é uma tendência forte e poderosa que domina completamente a vida da pessoa.

Com o objetivo de auxiliar a romper esse ciclo, as clínicas de reabilitação buscam ofertar alternativas para a desconstrução do vício e, por isso, se apresentam em um cenário fundamental dentro da sociedade, compondo um segmento importante de saúde. O seu surgimento, curiosamente, se deu em razão de uma necessidade urgente do Estado para que fosse possível garantir o enfrentamento de um dos maiores problemas da humanidade que é o envolvimento e o consumo. Cooperando e compartilhando com essa linha de raciocínio, a Clínica Reabilitando Sonhos busca proporcionar o resgate da autonomia dos pacientes que são dependentes químicos e alcoólicos, oferecendo uma nova perspectiva de vida para eles e para os seus familiares.