WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

Centros De Tratamento De Dependência

De acordo com as pesquisas atuais realizadas pela Universidade de São Paulo, aproximadamente 30 milhões de brasileiros sofrem ou conhece alguém que sofre com a dependência química. No entanto, a mesma pesquisa identificou que, do total, apenas 10% busca a ajuda necessária para dar início ao processo de recuperação. Apesar de ser complicado o reconhecimento do problema pelo dependente, em alguns casos, a própria família demora a perceber que se trata de uma doença, visto que, em razão da personalidade natural do dependente, a mudança comportamental se mostra mais singela. Assim, quando o problema foge do controle, é essencial a busca por Centros De Tratamento De Dependência a fim de devolver a vida àqueles que estão sob dependência de substâncias.

Esses centros funcionam para auxiliar o indivíduo no resgate de sua autonomia e para torná-los livres do vício. Os tratamentos são os mais diversos, passando por terapias comportamentais até a utilização de medicamentos. É importante que esses locais possuem uma equipe multidisciplinar e competente para lidar com o público e compreender as necessidades de cada uma das pessoas. Além do conhecimento técnico, é fundamental que os profissionais tenham uma abordagem humanizada, visto que, além de ser o direito de qualquer ser humano, esse tipo de abordagem pode fazer toda a diferente no processo de reabilitação. Sabe-se que a recuperação de dependentes químicos não é uma missão fácil, nem para ele, nem para a família. Por esse motivo, os centros de tratamento de dependência precisam ter visão holística e entender o problema como um complexo de situações e pessoas entrelaçadas entre si.

Dessa maneira, ao passo em que trata o dependente, deve oferecer alternativas para a formação dos familiares ou das pessoas que possuem mais contato com o dependente. Isso, porque, como se sabe, a dependência não tem cura e o processo de recuperação e equilíbrio emocional se estende mesmo após a alta concedida pelo estabelecimento. Por isso, saber lidar com o dependente químico e conhecer técnicas que fortaleçam o seu emocional é pré-requisito fundamental para uma convivência pacífica e livre de eventuais tentações. Quanto mais bem preparado a família e os envolvidos estiveram, maiores as chances de sobriedade e de recuperação após a alta.

Pensando na importância de todos os momentos que envolvem o tratamento do dependente químico, a Clínica Restituindo Sonhos utiliza a abordagem humanizada e se preocupa com a formação dos parentes a fim de que o relacionamento deles com os dependentes seja sempre harmônico, para que, dessa forma, a pessoa dependente possa a conviver normalmente em sociedade e, até mesmo, recuperar o tempo e as oportunidades perdidas durante o período em que se era refém das drogas.

A ideia é, de fato, a de restituir os sonhos, devolver possibilidades e ampliar os horizontes daqueles que acreditam não ter mais chances. Nesse processo, a própria família se recupera e percebe a importância de observar o outro e ficar alerta a qualquer sinal de mudança comportamental. Tanto é que muitas famílias servem de amparo para as outras.

Dúvidas? Entre em contato conosco!