WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

Por que as pessoas abusam das drogas e álcool?

Hoje em dia temos fácil acesso à informação como nunca antes tivemos.

Praticamente instantes após um acontecimento, a informação chega a nós.

Isso graças à internet e a facilidade de acessá-la praticamente de qualquer lugar do mundo.

Não faz muito tempo, quando as pessoas queriam estudar sobre algum assunto, precisavam ir até uma biblioteca e pesquisar nas chamadas enciclopédias.

Ou quando queriam saber das notícias do dia ou da semana sem ser através do rádio ou televisão, se deslocavam até uma banca de revistas para comprar um jornal, ou uma revista mesmo.

Hoje as coisas estão muito mais práticas e rápidas. Seja para saber das notícias do mundo, para estudar sobre algum assunto específico ou para fazer compras.

Basta ter um celular em mãos com acesso à internet que todas estas coisas que falei anteriormente podem ser feitas rapidamente.

Então por que será que mesmo com tantas notícias ruins sobre pessoas que tornam-se usuárias compulsivas de drogas e bebidas alcoólicas, as pessoas ainda continuam consumindo estas substâncias?

Por que mesmo tendo fácil acesso aos males que as drogas e o álcool causam às nossas vidas, muitas pessoas se aventuram nesta jornada tão perigosa e, muitas vezes fatal?

Falta informação clara o suficiente? Os programas de prevenção contra a dependência química são ineficazes? Por que o número de usuários de drogas e álcool aumenta cada vez mais no Brasil e no mundo, em geral?

Vamos tentar entender.

Razão do primeiro contato

Em primeiro lugar, precisamos entender os motivos pelos quais as pessoas têm seu primeiro contato com álcool e drogas.

E as respostas são bem diversificadas e particulares, cada pessoa que hoje é dependente química, começou consumir álcool e/ou drogas por um motivo ou motivos específicos.

Vejamos alguns mais comuns.

  • Famílias desestruturadas: Talvez você já tenha ouvido falar que a família é a base de uma pessoa, ou até mesmo de uma civilização. E realmente quando um indivíduo não tem uma família estruturada, isso pode causar diversos problemas ao seu desenvolvimento como ser humano. Por exemplo: uma criança que veio de um lar violento – onde o pai bebia e era agressivo – pode buscar refúgio na própria bebida alcoólica ou até mesmo em drogas ilícitas na ilusão de aliviar, esquecer ou resolver seus problemas familiares.
  • Más influências: Acontece muito entre os mais jovens. Geralmente na fase da adolescência existe a necessidade de fazer parte de um grupo. E nem sempre certos grupos são boas companhias. Um(a) jovem que lhe é oferecida álcool ou drogas dentro de sua turma de amigos, pode não rejeitar a oferta com o receio de ser rejeitado(a) pelo grupo. Daí vem o pensamento de que é só um trago, só um gole, e que não vai fazer mal consumindo uma ou duas vezes, ou ainda de vez em quando. Até que quando menos se espera, surge mais um dependente químico.
  • Ambiente sociocultural: Muitas vezes uma criança pode crescer em uma comunidade específica onde o consumo e comercialização das drogas e/ou o álcool são comuns. Como, por exemplo, em periferias em que o tráfico de drogas é intenso e a criança tem um contato muito próximo com entorpecentes, tendo grandes chances de se tornar um futuro dependente químico.
  • Resolver problemas: Uma boa parte dos dependentes químicos ou alcoólatras tiveram seu primeiro contato com as drogas ilícitas ou álcool pela ilusão de tentar esquecer ou resolver algum problema específico, como, por exemplo, uma separação conjugal, a perda de um ente querido, uma situação de desemprego, falta de dinheiro, entre outros problemas e traumas que atormentavam a mente da pessoa quando começou a consumir as substâncias citadas anteriormente

O que fazer quando a pessoa se torna um dependente químico?

Bem, as razões pelas quais alguém pode ter seu primeiro contato com álcool e/ou drogas e se tornar dependente químico ou alcoólatra, são diversas.

Então o que fazer quando a pessoa se torna um dependente químico?

Nem tudo está perdido.

Este é o momento de procurar uma clínica de recuperação que irá ajudar o paciente a combater os males causados pelo álcool e drogas.

A Clínica Restituindo Sonhos possui mais de 10 anos atuando no combate ao alcoolismo e dependência química.

Nossa metodologia de trabalho é completa e nossos profissionais são capacitados para prestarem os melhores serviços possíveis para nossos pacientes e também seus familiares.

Entre em contato conosco e agende uma visita! Estaremos prontos para te atender receber!

WhatsApp chat