Clínica de recuperação em Minas Gerais

Clinica de recuperação em Minas Gerais

Se você tem algum parente em situação de dependência, seja de drogas ou álcool, com certeza a melhor alternativa é procurar por uma clínica de recuperação em Minas Gerais.

Afinal de contas, estamos falando de uma doença séria e que, portanto, requer os devidos cuidados, os quais devem ser feitos apenas por um profissional.

A verdade é que, infelizmente, ainda existe um certo pré-conceito a respeito dos dependentes, uma vez que muitos ainda estigmatizam quem vive nessas situações.

É claro que ninguém é obrigado a concordar com esse estilo de vida. No entanto, é preciso saber que se trata de uma doença.

Então, o indivíduo que se encontra nessas situações não está assim porque quer. Ele está nessas condições porque tem uma doença.

E, como qualquer outra doença, o que você faz quando quer ser tratado? Procura por especialistas no assunto, certo?

O tratamento para dependentes não foge nem um pouco disso! Por isso, levar o dependente a uma clínica de reabilitação em Minas Gerais é a melhor coisa a se fazer, a fim de oferecer uma estrutura completa.

O que é uma clínica de recuperação e reabilitação?

Clínica de recuperação em Minas Gerais

Há muito dependente químico em MG e em todo o Brasil, uma vez que essa é uma doença que vem se tornando o grande mal do século.

Afinal de contas, levando em consideração o fácil acesso às substâncias ilícitas, cada vez mais pessoas buscam se “satisfazer” dessa forma.

O grande problema é que toda droga tem um potencial de dependência. Então, a clínica de recuperação em Minas Gerais tem o intuito de tratar o paciente em questão.

Ou seja, é uma forma de oferecer todo suporte que ele precisa para que possa se recuperar do seu vício. Assim, será possível voltar a ter a mesma qualidade de vida que tinha antes.

Sendo assim, as clínicas de reabilitação nada mais são do que um espaço de resgate, por assim dizer, onde o intento é oferecer um espaço propício para que o adicto possa se recuperar.

Entretanto, é algo que vai um pouco além do que apenas a sobriedade. Na verdade, as clínicas de recuperação em Minas Gerais também têm o propósito de devolver toda a qualidade de vida ao indivíduo.

Em vista disso, é necessário que o paciente tenha uma ótima estrutura à disposição, com profissionais dispostos 24 horas por dia.

O ideal é que a clínica de recuperação em Minas Gerais tenha uma equipe multidisciplinar, onde possua os seguintes profissionais:

  • Educador físico;
  • Médico psiquiatra;
  • Médico clínico;
  • Consultor;
  • Monitor;
  • Enfermeiro;
  • Terapeuta ocupacional etc.

Como deve ser uma clínica de recuperação e reabilitação Minas Gerais – MG?

Quanto a esse assunto, é interessante entender que há diversos tipos de clínicas de recuperação, uma vez que cada paciente pode ter suas próprias necessidades.

É verdade que o intuito de uma clínica de recuperação em Minas Gerais é fazer com que o paciente possa se recuperar da sua dependência. No entanto, não é porque todos têm a mesma doença que o tratamento é mesmo, mas bem pelo contrário.

Primeiro que cada pessoa reage de uma forma diferente à droga, e isso, por si só, já faz com que seja necessário um tratamento único específico.

Além disso, as razões pelas quais uma pessoa pode ter iniciado no mundo das drogas também pode ser diferente. E levar isso em consideração é importante para desenvolver um tratamento pleno.

Em vista disso, existe os seguintes tipos de clínicas:

Tudo isso só ocorre justamente pelo fato de cada indivíduo ter necessidades específicas, algo que é vital levar em conta para o tratamento da dependência química.

No entanto, o ideal é que todo espaço tenha uma ótima estrutura, pois o adicto precisa se sentir bem e seguro, para que o tratamento tenha o efeito esperado.

Essa é até uma das razões pelas quais alguns familiares resolvem investir em uma clínica de alto padrão.

O que é a dependência?

O que é a dependência

Outra coisa que é importante salientar é a respeito do que se entende por dependência. Na grande maioria das vezes, as pessoas logo associam a dependência à droga.

No entanto, o álcool e drogas são capazes de tornar uma pessoa dependente. Por mais que o álcool seja uma substância legal, isso não quer dizer que ela é prejudicial.

A dependência nada mais é quando uma pessoa faz o uso em excesso de uma determinada substância psicoativa e tem dificuldade em saber a hora de parar.

É verdade que drogas mais pesadas como o crack ou a cocaína viciam com mais facilidade. Mas isso não retira o fato de que o álcool também tem esse mesmo potencial.

Mas, além do álcool, cigarro, medicamentos e calmantes também podem ser viciantes, por mais que o tratamento possa ser um pouco diferente.

Entretanto, o que estamos queremos mostrar é o fato de que tanto o álcool quanto a droga alteram o estado psíquico do ser humano, fazendo com que ele não consiga controlar a vontade da substância.

A dependência é uma doença?

Sim, tanto a dependência química quanto o alcoolismo são doenças. Inclusive, trata-se de uma doença crônica, que não tem cura.

Afinal, o paciente vai ter que aprender a lidar e negar com a vontade de usar a substância pelo resto de sua vida.

Inclusive, não há como deixar de citar que no ano de 1964, a Organização Mundial da Saúde, reconheceu como doença o abuso de substâncias lícitas e ilícitas.

Além disso, a própria psiquiatria reconheceu que a doença é um tipo de transtorno mental e comportamental, a qual detém a CID 10.

Apenas no Brasil, estima-se que o número de dependentes químicos é superior a 3,5 milhões, que é um número bem alto.

Diante desse cenário, não há como negar o quanto as clínicas de recuperação em Minas Gerais são importantes para todas as famílias que recorrem aos tratamentos da dependência química.

Quais são os tipos de internação para dependentes?

Praticamente toda clínica de recuperação em Minas Gerais trabalha com os diversos tipos de internação, a fim de ajudar a tratar o maior número possível de pessoas.

Afinal de contas, não é sempre que o adicto está de acordo em receber o devido tratamento. Por isso, na maior parte das vezes, se nega a ir até a clínica.

Mas, para garantir a integridade física do próprio paciente e dos demais envolvidos, é possível contar com os seguintes tipos de internação:

Internação voluntária

Esse é o tipo de internação em que o próprio dependente reconhece que tem uma doença e que precisa de ajuda profissional para se tratar.

Como ele já passou pelo processo de aceitação, tende a ser um tratamento mais rápido. Mas, ainda assim, deve-se ter todos os possíveis cuidados.

Afinal de contas, ele ainda está suscetível a alguns efeitos remanescentes da droga, como ter uma crise de abstinência, por exemplo.

Além do mais, ainda que o próprio paciente queira se internar, ele deve passar por um médico, a fim de obter um laudo que constate a necessidade da internação.

Internação involuntária

A clínica de recuperação em Minas Gerais também deve cogitar o fato de que há pacientes que não irão aceitar o tratamento.

Se esse for o caso, é preciso partir para a internação involuntária, ou seja, quando o paciente não está de acordo.

Esse tipo de internação tende a ser complicada, já que o paciente pode ter alguns agravos psiquiátricos, tornando-se agressivo ou descontrolado, por exemplo.

O tratamento para dependentes involuntários tende a ser um pouco mais demorado, mas ainda assim é a melhor alternativa para garantir a melhor recuperação possível ao indivíduo.

Esse é um tipo de internação que se sobrepõe aos desejos do próprio dependente, uma vez que ele está em um estado que não consegue ter plena capacidade de suas faculdades mentais.

Internação compulsória

Outro tipo de internação é a compulsória, que ocorre em momentos em que o paciente também não está de acordo em receber o tratamento.

No entanto, a grande diferença desse tipo de internação é em relação a quem faz o pedido de internação, já que não é a família.

Na verdade, esse é um tipo de internação em que a própria justiça faz o pedido de internação do paciente.

Isso pode acontecer quando o dependente não tem familiares para fazer a solicitação da internação ou em casos que o indivíduo é pego cometendo algum delito.

Mas, mesmo diante dessas situações, a internação compulsória requer um laudo médico sobre o paciente, a fim de atestar que de fato ele precisa desse tipo de tratamento.

A internação compulsória também deve ser feita por meio da solicitação de um juiz, com base no estudo do laudo médico do paciente.

Nessas situações, a clínica de reabilitação em Minas Gerais precisa comunicar ao Ministério Público sobre a internação, dentro do prazo de 72 horas.

Isso é importante para que a internação não figure como sendo cárcere privado. Esse é o motivo por procurar apenas pelas melhores clínicas, para garantir que tudo permaneça dentro das leis.

Como é o tratamento do dependente?

Como é o tratamento do dependente

Na verdade, esse é um problema que afeta de maneira distinta cada pessoa e, por isso, não existe uma fórmula mágica de tratamento.

O que existe é muito estudo sobre o assunto, a fim de delinear quais são as melhores práticas que levam à recuperação.

Há diversas opções de clínicas, sendo que cada uma pode aplicar o método que achar mais seguro e eficaz. Mas, de forma geral, o tratamento para dependente se baseia em:

Grupos de apoio

Há clínica de recuperação em Minas Gerais que segue o modelo de 12 passos dentro dos grupos de apoio, que é um método bem conhecido por conta de organizações como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

Em suma, nada mais é que uma filosofia onde o intuito é fazer com que o paciente tenha um profundo mergulho em sua consciência.

Dessa forma, torna-se possível estimular o seu desenvolvimento comportamental, espiritual e ainda reprogramar suas crenças, valores e responsabilidades.

Psicoterapia

Muita clínica de recuperação em Minas Gerais tem como base a psicoterapia na técnica de Terapia Racional Emotiva, TRE.

O intuito é fazer com que o dependente aprenda a lidar melhor com todas as expectativas, onde possa se concentrar em alterar todas as interpretações de suas crenças.

Desintoxicação

Toda clínica de recuperação em Minas Gerais aplica o processo de desintoxicação, uma vez que o paciente ainda pode ter alguns resquícios da substância em seu corpo, fazendo com que ele enfrente algum problema.

5/5 - (1 voto)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica