WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Clínica De Recuperação Mais Próxima

A decisão de internar uma pessoa que sofre com dependência química pode mudar completamente a vida de uma família. As dúvidas, incertezas e falta de conhecimento são os principais fatores responsáveis por tornar essa decisão ainda mais complicada. Por esse motivo, é fundamental conhecer quando se deve procurar esse tipo de instituição e a sua importância para o tratamento de dependentes químicos. Logo que a dependência se torna algo fora de controle, ou seja, quando o consumo de drogas passa a ser algo tão frequente e intenso ao ponto de impactar na qualidade de vida do dependente e de sua família, a internação se mostra a única alternativa. Assim, se você conhece alguém que precisa de tratamento clínico para o controle do uso de drogas, indique esse texto e oriente a procurar a clínica de recuperação mais próxima.

Os primeiros sinais de dependência

A dependência química é uma doença crônica e de origem multifatorial, isso significa que os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento são os mais diversos, incluindo, ainda, a quantidade, intensidade e frequência de uso da substância, além disso, a condição de saúde do dependente e os fatores genéticos, psicossociais e ambientais também são responsáveis por determinar os traços de dependência, muito embora a ciência ainda tenha muitos questionamentos nesse sentido. É preciso que a família fique atenta aos primeiros sinais da dependência para que seja possível trata-la antes que o problema se torne incontrolável.

O diagnóstico

Além dos testes clínicos que podem ser feitos para auxiliar no diagnóstico da dependência, exames e testes comportamentais também precisam de atenção, tanto com o dependente quanto com a família para que se possa compreender o contexto situacional que se desenvolveu o problema da dependência. Após firmado o diagnóstico, é importante concentrar atenção nas opções de tratamento com foco na recuperação.

O tratamento

O tratamento para dependência passa por diversos níveis, desde a terapia comportamental e autoajuda até mesma a internação em clínicas de recuperação. Para se identificar o melhor tratamento, a ajuda médica é indispensável, pois só assim se pode utilizar a melhor e mais indicada abordagem.

Convivendo com o prognóstico

A dependência química normalmente representa uma profunda mudança e impacto em diversos aspectos da vida da pessoa dependente e daqueles que estão ao seu redor. Em razão de sua complexidade, é importante que os programas de tratamento sejam multidisciplinares e, portanto, capazes de atender às diversas necessidades do paciente. Assim, para que seja satisfatório é preciso provocar considerável alteração dos padrões de comportamentos que desencadearam o uso da substância, da mesma forma que seus processos cognitivos e interação social

Já para que seja possível se manter livre das drogas, o dependente terá que realizar uma série de alterações em sua rotina e estilo de vida. Um exemplo disso é a necessidade de se evitar locais que possam estar associados ao uso das substâncias que causam a dependência e, de certa forma, ressignificar as suas “fontes de prazer”, de maneira que estejam completamente desvinculadas ao consumo de drogas.