Clínica para Alcoólatras

O abuso do álcool é algo completamente diferente do alcoolismo que se caracteriza, principalmente, pela existência de um impulso incontrolável de ingerir bebida alcoólica, aliado à perda do controle e dependência. Muitos alcoolistas possuem uma forte tolerância ao álcool em razão da quantidade e frequência que o ingerem, tornando o consumo um verdadeiro desafio a cada gole: quanto mais se bebe e mais se resiste, mais se quer. Apesar disso, o diagnóstico dessa doença não está associado à quantidade de bebida alcoólica consumida, mas sim ao controle em consumi-la. Saiba mais sobre a Clínica para Alcoólatras.

No Brasil, o público masculino de alcoolista é consideravelmente maior que o feminino, visto que os homens representam 70% do total de pessoas que possuem essa doença. Os principais sinais e sintomas para identificar a dependência desse tipo de substância são falta de controle sobre o consumo, relevante tolerância e manifestações periódicas de síndrome de abstinência. No caso da abstinência, a pessoa vivencia alguns sintomas específicos quando interrompe o consumo do álcool, dentre eles estão os tremores nos lábios e extremidades, tais como pés e mãos, além de náuseas, vômitos, irritação e ansiedade, tanto que podem evoluir para convulsões e estados críticos de confusão mental, inclusive com episódios caracterizados por falta de orientação e alucinações.

Essa realidade precisa ser exposta e conhecida por todas as pessoas, porque não se trata de casos isolados. Portanto, se você conhece alguém que passa por esse tipo de problema, compartilhe esse texto, porque informações como essas podem mudar a vida das pessoas.

Quais os impactos do álcool?

Assim como o tabagismo, o álcool se apresenta como um dos principais fatores de risco para o surgimento de várias doenças. Isso, porque, o consumo de álcool por tempo prolongado, desencadeia um processo tóxico que pode acometer diversos órgãos. Dessa forma, o uso frequente pode ser responsável por danos ao sistema nervoso, causando demência, diminuição da sensibilidade e da força muscular nos membros inferiores. Além disso, esse consumo pode ocasionar doenças no estômago, tais como gastrites e úlceras; além de estimular processos inflamatórios no fígado, favorecendo o desenvolvimento de hepatites e a própria cirrose. Os danos não param por aí. No pâncreas, a pancreatite é a principal doença ocasionada pela ingestão imoderada do álcool e no sistema circulatório, as miocardites e a pressão alta são os problemas mais comuns associados.

Como tratar o alcoolismo?

O primeiro grande passo para tratar a doença é o indivíduo reconhecer que é alcoolista e, a partir desse reconhecimento, desejar mudar a situação. Depois disso, a família e/ou o dependente precisam procurar um profissional apto a avaliar as alternativas de tratamento e apresenta-las. Esse tratamento pode envolver a desintoxicação ou mesmo a ingestão de remédios que ajudam no controle e amenizam o desejo de beber. De qualquer modo, é sempre recomendado que o tratamento para esse tipo de situação aconteça em clínicas para tratamento de alcoolistas, pois são locais capazes de promover o tratamento que o paciente necessita para buscar sua plena recuperação e, com isso, resgatar sua autoconfiança e sua própria vida. Clínica para Alcoólatras.

Entre em contato conosco