WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Clínicas de Reabilitação

Já descrevemos em diversos artigos sobre a importância da clínica de reabilitação, mas você realmente consegue entender como é por dentro de uma instituição de recuperação? Você consegue avaliar tudo o que é feito lá, desde os procedimentos que envolvem a recuperação do adicto até mesmo todo o trabalho realizado pela equipe de apoio. O que é a tão famosa equipe de apoio que tanto ouvimos falar? Pois é, esse artigo é um informativo para você conhecer os permeios das clínicas e como realmente elas funcionam. As pessoas que trabalham lá dentro e as pessoas que trabalham indiretamente para as mesmas mas que trazem pacientes e recursos para dentro das instituições.

Hoje, vamos entender um pouco do porque dessas instituições serem tão importantes, qual é a dinâmica que todas as clínicas de reabilitação enfrentam, quais os pacientes que são mais comuns dentro dessas instituições. Como funciona as divisão das tarefas e quais as bases do tratamento psicológico aplicado. Desta forma como pode ser realizado uma avaliação precisa paciente à paciente, seu comportamento dentro da instituição e a preparação para alta. A Restituindo Sonhos vai exemplificar de maneira clara uma jornada dentro de uma comunidade terapêutica de “fio à pavio”.

Por dentro da Instituição

O tipo de clínica de reabilitação que vamos exemplificar hoje é uma comunidade terapêutica. Essas comunidades, como citado anteriormente em outros artigos, assemelha-se à chácaras ou sítios e podem ser desde pequenas chácaras à grandes fazendas. A comunidade é dividida em área externa e área interna. Constituindo a àrea externa desde os jardins, hortas, piscina, churrasqueira e academia. E internamente os aposentos, banheiros, copa, cozinha, refeitório, salas de enfermaria e de atendimento, dispensa e outros*.

  • Área Externa
    As comunidades terapêuticas são lugares maravilhosos. Estes estabelecimentos trazem uma paz interior e são bem cuidados tanto pela equipe interna quanto pelos pacientes que lá estão estabelecidos. A área externa da instituição é a vitrine da mesma. Com jardins bem elaborados e cuidados, com uma piscina limpinha, com a churrasqueira bem organizada, com um estacionamento bem estruturado remete ao tipo de cuidado que a própria instituição define como prioritário para a mesma. Quanto maior o zelo para com a mesma, o mesmo ocorre para com o tratamento dos pacientes. E quando o quesito é tratamento e estabelecimento, nós das Clínicas Restituindo Sonhos proporcionamos além de um excelente tratamento para a dependência química, possuímos as melhores clínicas de reabilitação. Abaixo, segue uma das instituições que são referências de tratamento

Clínicas de Reabilitação REstituindo sonhos

  • A higiene e organização do local é um dos quesitos mais importantes para que tudo ocorra bem no tratamento. Acreditamos que para ter um tratamento de acordo, um dos princípios básicos de organização para com as áreas externas e internas devem sempre estar alinhados. Para exemplificar, quando se vai à um hotel muitas das pessoas acreditam que a higiene local é um dos fatores primordiais para se estabelecer e nós seguimos a mesma premissa

  • Área interna
    A área interna de uma instituição segue o mesmo argumento. Higiene total, principalmente nas áreas comunitárias de refeição, cozinha e tratamento. Dentro da área interna da instituição encontram-se os aposentos sejam eles com banheiros próprios ou não, as salas de jogos e de TV, salas de reuniões e de terapia ocupacional, cozinha com dispensa individualizada, refeitório comunitário com acomodações especiais para pessoas com deficiência, enfermaria com dispensa de medicações, sala de administração e salas de atendimento médico e atendimento psicológico. Segue abaixo um exemplo

Área Interna

Todos esses requisitos são pré estabelecidos por órgãos de fiscalizações que fazem com que haja um padrão básico de atendimento e de tratamento. E nossas instituições são um exemplo nesses quesitos.

Equipe Técnica e de Tratamento

A equipe técnica constituem dos funcionários que trabalham dentro da instituição. Esses funcionários são desde jardineiros, piscineiros, equipe industrial de limpeza, cozinheiros e copeiros, equipe administrativa, equipe de captação, equipe de resgate (clínicas fechadas), equipe de enfermagem, equipe de terapia ocupacional, equipe de psicólogos, equipe de apoio médico e de assistência social. Além do mais, como adendo, muitas das instituições realizam o como terapia um conjunto de tarefas que é dividida entre os pacientes para a adesão de responsabilidades pelos mesmos. É chamada de laborterapia e consiste em dar apoio de monitoria à instituição.

Esse trabalho de monitoria é um exercício muito importante para pacientes que estão no processo de recuperação e que já passaram da fase de desintoxicação. Justamente como preparação para sair da instituição e trabalhar a questão da responsabilidade para consigo e para com os demais dentro das clínicas de reabilitação. Sendo assim o trabalho de monitoria pode ser um apoio à equipe técnica. Seja ajudando à pacientes que estão adentrando na instituição, como na limpeza, na organização da dispensa, no direcionamento de tarefas, na colheita (horta), e outras mais.

Em instituições que possuem idosos que precisam de cuidados especiais, muitos dos monitores realizam um trabalho inspirador quanto à questão é cuidados para com idosos. Auxiliando no tratamento dos mesmos como auxílio na alimentação, na higiene, nos passeios, nos exercícios entre outros.

De Dentro Para Fora

Como redator deste artigo para as Clínicas Restituindo Sonhos, acredito que esta instituição faz um trabalho incrível. Um resgate de dentro para fora. Um tratamento que começa no interior, onde o dependente poderá expor todos os seus problemas e ao mesmo tempo criar coragem e força para enfrentá-los de maneira significativa. O tratamento da dependência química não é fácil e muito menos rápido. Quem dera fosse uma cirurgia que resolvesse um problema. Entretanto e felizmente a recuperação é algo vagaroso, diário e imprevisível. Nenhum adicto consegue prever o dia de amanhã. Nenhum dependente sabe como será enfrentar os intemperes da vida. A linha só por hoje de tratamento consistem em viver o hoje sem a espera do amanhã, mas sempre preparado para as possíveis dificuldades.

Não é fácil, mas não é impossível. Tratar-se em instituições é um assistencialismo total e digno. A aceitação do tratamento varia de pessoa à pessoa, mas em recuperação a vida vale à pena ser vivida.”
Renan Rugolo Ré

Renan Rugolo Ré
Renan Rugolo Ré

“Não somos responsáveis pela nossa doença, mas somos responsáveis pela nossa recuperação”