WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas

Os pais procuram buscam a melhor maneira de educar os seus filhos, mas de repente se deparam com uma questão inusitada: Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas? Por mais que se dediquem na criação, com as melhores escolas, cursos, esportes, cultura e estejam até mesmo bem próximos de seus filhos acompanhando o seu dia a dia, alguns imprevistos e comportamentos indesejados podem acontecer.

Por mais que ensinem sobre os riscos que existem na vida e alertem sobre diversas coisas, quando menos se espera, aquele a quem tanto se dedicaram, ensinam sobre o livre arbítrio e que as escolhas feitas dependem somente da tomada de decisão deles. E então, surgem culpas, cobranças, diferentes conflitos e falta orientação para que de fato saibam lidar com essa situação.

Com unidades em o Brasil, como Rio de janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Goiás, a Clínica Restituindo Sonhos contribui para a recuperação de dependentes químicos, onde quer que estejam, facilitando o seu acesso. Além do trabalho com o usuário de drogas, seus profissionais se disponibilizam a dar todo o suporte necessário que seus familiares necessitarem. Com base em suas demandas, esse artigo tem como objetivo auxiliar esses entes queridos quando se deparam com essa difícil questão: Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas.

Primeiramente, é necessário, que a família entenda que não está sozinha. Que existem profissionais habilitados e devidamente capacitados para que possam orientar nessa difícil situação. Muitos enfrentam essa condição buscando entender onde possam ter “falhado” e isso não ajuda em nada. Primeiro é necessário desmistificar essa culpa para que depois possam realmente entender a situação e poder responder de forma clara a si mesmo ao se perguntar “Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas”. A seguir, a Clínica Restituindo Sonhos irá tirar algumas dúvidas e dará algumas dicas e orientações:

 

Os pais de usuários de drogas tem alguma parcela de culpa na dependência de seus filhos?

Essa questão é muito preocupante quando são realizadas pelos próprios pais dos dependentes químicos, pois nesse momento o que mais precisam é de lucidez e harmonia com as suas próprias emoções para que possam dar qualquer tipo de amparo a quem necessite. É a velha história de que precisamos estar bem conosco, nos cuidar, para que se possa tentar ajudar ao próximo. Muitos jovens buscam experimentar as drogas por mera curiosidade, ou por desejar se auto afirmar em algum grupo pelo qual faz parte ou até mesmo preencher algum ”vazio interno” que sinta nas suas emoções. Não importa a causa desse vazio emocional, essa é uma responsabilidade que cabe tão e somente a si mesmo. Como dizia o grande filósofo Jean Paul Sartre: “O homem é responsável por si mesmo, por suas escolhas e responsabilidades”. Então, pais, não se culpem.

Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas?

Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas?

Para responder a essa pergunta, primeiramente é necessário compreender os aspectos da dinâmica familiar do dependente químico. Vale ressaltar de antemão, que o envolvimento da família é fundamental nessa jornada durante o tratamento. O jovem irá passar por diversas dificuldades, desde a aceitação da doença, da ajuda, de abrir mão do seu estilo de vida e até mesmo permitir que os pais façam algum tipo de intervenção. É um processo delicado, onde após a aceitação do tratamento, haverá conflitos e recaídas. É uma superação psicológica, emocional e fisiológica. É nesse contexto que os pais deverão compreender o dependente. Conhecendo melhor sobre a doença e seus aspectos, fará com que através do entendimento lidam melhor com as frustrações geradas sobre o tratamento em cima do filho.

O uso das drogas de um ente querido influencia a dinâmica familiar ou é possível que afete apenas o usuário?

Por mais que a família não queira se envolver com a situação e a condição do drogadito, esse fator dependência X usuário certamente acarretará em interferências no meio em que se vive. Mas, é justamente pelo fato de ser tão difícil lidar com essa condição, que os pais ficam confusos e se perguntam tanto em forma de reflexão e desamparo: Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas? Essa é uma indagação muito importante, pois se não for tomada uma providência, as consequências poderão ser ainda piores. Existem estudos que comprovam que esse fenômeno da interferência familiar pode até mesmo reforçar e manter o indivíduo nesse processo. No entanto, tratar a disfunção familiar poder ser uma solução mais eficiente d que tratar apenas o usuário. A família pode estar doente e precisando de ajuda profissional e o dependente muitas vezes se torna o “bode expiatório” da situação. Acaba que sendo culpabilizado pelos problemas que circundam o meio pelo fato de ter caído no vício. Mas, qual a real causa? A família pode contribuir para a cura ou a piora dessa condição.

 

Quais são as condições familiares que podem agravar a situação da dependência química, além das condições que o usuário apresenta?

Não dá para negar o fator genéticos, muitas vezes vemos pais e filhos na dependência, sendo que muitas vezes nem houve uma convivência direta. Mas, a falta de comunicação, separação e conflitos de pais, estrutura e relação afetiva familiar, os próprios modelos repetitivos também podem desencadear esse fator.

 

Quando o casal se pergunta “Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas”, isso quer dizer que já afetou a dinâmica familiar?

A família é muito importante para motivar o dependente a buscar e aceitar ajuda para o tratamento de sua recuperação. No entanto, infelizmente existem aquelas famílias consideradas psicotóxicas, que na sua dinâmica o drogadito em crise não vê outra alternativa “aliviar” o enfrentamento de seus problemas com a substância psicoativa.

 

Qual a melhor orientação que se pode dar a um pai que busque recursos para ajudar o filho nessa condição de dependência?

Primeiramente essa família deve se unir e conversar muito sobre a condição sem cobranças. É necessário que busquem ajuda de um profissional devidamente habilitado para que estude essa dinâmica e a forma com que o dependente reage a ela. Muitas vezes, o dependente se isola para evitar que os pais briguem e acaba abusando ainda mais do uso das substâncias psicotrópicas. Terapia familiar ajuda muito.

Na verdade quando se chega-se ao ponto de se perguntar Como Ajudar Meu filho a Sair das Drogas, é porque essa família já necessita de ajuda. Nesse momento não há o porquê de esperar para que algo aconteça. É uma situação assustadora para qualquer genitor e que muitas vezes essa condição se não for orientada, poderá tornar-se mais crônica. Profissionais podem dar orientações simples, como incentivar ao esporte, acolhimento nas situações de crise, demonstrar afeto, podem fazer toda a diferença.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
WhatsApp chat