WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

No ano de 2001, o Relatório Mundial da Saúde da OMS apontou a dependência química como uma doença ligada à transtornos psiquiátricos.

E mesmo com muitas informações disponíveis na internet sobre o assunto, existe ainda preconceito por falta de informação.

Algumas pessoas têm uma visão distorcida sobre um dependente químico, atribuindo-o a imagem de alguém com má índole.

Mas a verdade é que a doença pode levar o paciente a ter um desvio de comportamento e fazer coisas que normalmente não faria, como cometer crimes, atentar contra a própria vida, entre outras atitudes que podem ser confundidas como parte da própria natureza ou personalidade de quem as pratica.

Tendo o conhecimento de que a dependência química é uma doença, o próximo passo é procurar ajuda especializada para dar início ao tratamento.

Ao contrário do que muitos pensam, a dependência química não é necessariamente um caminho sem volta e possui tratamento completo oferecido pelas clínicas de reabilitação.

Porém existem alguns desafios para que o tratamento seja concluído e até mesmo iniciado.

Vamos ver a seguir alguns deles:

Desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil.

Um dos primeiros desafios que o dependente químico encontra seria o próprio reconhecimento que está doente e precisa de ajuda.

Isso ocorre com muito mais frequência com dependentes de álcool.

Por a bebida alcoólica ser uma droga lícita e muito bem aceita e consumida entre a maior parte da população brasileira, ela acaba fazendo muitos dependentes com maior facilidade do que as drogas ilícitas.

Partindo desse fato, uma pessoa que se torna alcoólatra, dificilmente admite que se tornou um dependente e, muito menos que precisa de ajuda para abandonar a prática. Ela pensa que pode parar a qualquer momento ou pior, que não precisa parar, afinal, quase todas as pessoas bebem, ela só exagera um pouquinho, às vezes…

Este tipo de situação pode e ocorre também com usuários de drogas ilícitas, porém com menor frequência.

Outro desafio que o dependente químico encontra após reconhecer que precisa de ajuda é a vergonha.

Muitos se sentem envergonhados em procurar ajuda profissional ou até mesmo falar sobre o assunto com alguma pessoa de confiança, seja amigo ou familiar.

Infelizmente poucas pessoas sabem lidar com um dependente químico, principalmente se este já cometeu algum crime, se já foi agressivo com alguém, ou algo do tipo.

Mas é muito importante que o dependente químico se sinta amado e apoiado ao procurar ajuda, seja de um parente, amigo ou profissional.

Após superar estas duas dificuldades, o dependente químico pode enfrentar outra que seria a financeira.

Geralmente os tratamentos em clínicas de recuperação não são baratos, principalmente porque requer o envolvimento de muitos profissionais e local adequado para que o paciente tenha uma melhora significativa e as recaídas tenham menores chances de acontecer. Mas como falamos em outro artigo que você pode ler aqui, o dinheiro usado para salvar uma vida não é um gasto, é um investimento.

Já que falamos em recaídas, este é um outro desafio que o dependente químico pode enfrentar.

Se libertar totalmente da dependência química não é uma tarefa fácil e, caso não haja um acompanhamento correto por parte dos profissionais envolvidos no tratamento, o apoio da família e principalmente muita força de vontade do paciente, uma recaída é quase certa.

É extremamente importante que o paciente que esteja “limpo” das drogas evite locais onde facilmente possa ter contato com a substância química que o prejudicou.

Por exemplo, para uma pessoa que é ex-alcoólatra, deve evitar bares ou festas onde haja muita bebida alcoólica.

Além disso, o paciente deve sempre ocupar sua mente com atividades que o deixe longe das drogas, como, por exemplo, a prática de esportes e atividades físicas em geral, se ocupar com um trabalho, fazer algum serviço voluntário, cuidar da espiritualidade e sempre ficar ao lado de pessoas que irão ajudar o ex-dependente químico a nunca mais ter problemas com drogas ou álcool.

A Clínica Restituindo Sonhos com certeza irá ajudar qualquer pessoa que tenha problemas com álcool e/ou drogas a superar desafios para que fique livre da dependência de uma vez por todas.

Entre em contato conosco, agende uma visita! Ficaremos muito felizes em te atender!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.