Como funciona uma clínica de reabilitação de drogas?
Se você conhece alguém que sofre com a dependência química e gostaria de ajudá-lo a se livrar do vício, talvez você queira saber como funciona uma clínica de reabilitação de drogas? Neste artigo vamos te ajudar a entender melhor o processo de recuperação de um adicto numa unidade terapêutica.
Reconhecer que precisa de ajuda é o primeiro passo que todo dependente deve ter em mente e não há motivos para ter vergonha em buscar ajuda.
Este é um dos problemas enfrentados por pessoas que sofrem com a dependência química, deixar de procurar ajuda por vergonha.
Ter iniciativa e reconhecer que precisa de ajuda é um grande passo para a reabilitação, pois pacientes que buscam a internação por si próprios, ou seja, a internação voluntária tem uma porcentagem maior em sua reabilitação, se comparados àqueles que não aceitam e precisam de tratamento.
Enfim, se você é dependente químico, ou possui algum parente que sofre com o vício de substâncias químicas, não hesite em buscar ajuda.
A dependência química é considerada uma doença e são mais de 35 milhões de pessoas em todo mundo que passam por esse problema, conforme dados do UNODC (Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).
Como funciona uma clínica de reabilitação química?
As clínicas de recuperação química são muito mais que um hospital, é um local onde o adicto reaprender a viver uma vida limpa e saudável.
No momento da entrada do dependente químico à uma unidade terapêutica são realizados alguns exames no paciente para desenvolver uma tratamento adequado e específico.
Neste exame é verificado o estado físico e mental do paciente, tipos de drogas que foram ingeridas, tempo de uso e doenças causadas pelo uso excessivo dessas substâncias.
O tratamento baseia-se na desintoxicação do organismo do dependente, para eliminar as substâncias químicas que são nocivas ao corpo humano.
Mas uma clínica de reabilitação de drogas não é apenas centro terapêutico, ela também possui diversas atividades que favorecem a recuperação de um adicto.
Algumas dessas atividades são:
- Atividades físicas: que ajudam tanto mentalmente, como também a disposição física do paciente em sua recuperação;
- Terapias em grupo: atividade que os terapeutas realizam para interação dos dependentes e trocas de experiência que fortalece cada paciente;
- Palestras: Diversas clínicas realizam palestras com pessoas que vivenciaram o mundo das drogas e são exemplos de recuperação e deram a volta por cima, como por exemplo o ex cantor do grupo polegar, o Rafael Ilha;
- Terapia ocupacional: neste o tratamento se baseia como objetivo de ajudar o paciente a ter independência no campo social, familiar, educacional e físico;
Estes são alguns dos exemplos de como funciona uma clínica de reabilitação de drogas, cada unidade terapêutica tem suas características, mas todas possuem estes mesmos parâmetros.
Geralmente as clínicas são localizadas em locais tranquilos e de paz, próximos a natureza e com infraestrutura que são favoráveis a reabilitação do paciente.
As unidades possuem médicos, terapeutas, psicólogos, psiquiatras e uma equipe totalmente preparada para responder às necessidades de cada paciente.
Então, não hesite em entrar em contato conosco, estamos disponíveis 24 horas por dia para esclarecer suas dúvidas e encaminhar, caso seja necessário, o adicto a uma clínica especializada e próximo de sua casa.