WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Como Lidar Com Alcoólatra

O alcoolismo é uma séria doença crônica, em que a pessoa passa a beber de maneira descontrolada e progressiva, muitas vezes sem se dar conta da quantidade de substância ingerida e assim aumentando cada vez mais a dose. E um dos maiores obstáculos para quem quer ajudar um alcoólatra é a resistência do indivíduo que alega não ter nenhum tipo de problema. Saiba aqui como lidar com alcoólatra.

A dependência causada pelo consumo do álcool é crônica, como já citado, causa inúmeros danos na vida social, pessoal, profissional e financeira do afetado. E sua cura depende de inúmeros fatores e o essencial é o apoio dado dos familiares e amigos. Os principais sintomas do alcoolismo são: o desejo intenso e descontrolado de ingerir bebidas alcoólicas, o efeito que diminui consideravelmente diante da mesma dose e assim vai aumentando cada vez mais com o objetivo de atingir o mesmo efeito do início, a abstinência quando o consumo do álcool é interrompido ou reduzido de forma drástica, aumento do abandono progressivo de outros interesses e lazeres, desejo de diminuir ou controlar o consumo, entretanto sem sucesso, persistência no consumo de álcool mesmo em situações que é contraindicado.

O alcoolismo é considerado socialmente como problemas de caráter ou muitas vezes, como fraqueza moral, por isso, muitos dependentes ou familiares deixam de buscar ajuda necessária por puro preconceito e agravam cada vez mais o quadro do alcoolismo. Entretanto, muitas pessoas estão se tornando conscientes de que esse tipo de vício é uma doença grave e que necessita de tratamento, não tem cura. Existindo inúmeros fatores que levam a pessoa a desenvolver o vício, que são: o desequilíbrio emocional, geralmente a necessidade de ser aceito em algum grupo, insegurança, buscar por status ou influência da própria mídia. Sendo importante citar que existem alguns aspectos na infância que também podem chegar a interferir no desenvolvimento do alcoolismo, pessoas que tiveram pais viciado possuem tendência a buscar o mesmo ou até mesmo aversão a comportamentos compulsivos que antes eram observados pelos mesmos nos familiares, ou até mesmo aquelas que tiveram todas as necessidades atendidas possuem grande tendência ao mundo dos vícios em geral, já que crescem sem limites.

É uma tarefa complicada fazer com que o alcoólatra perceba a magnitude de seu vício e que necessita de ajuda, as vezes ele pode se conscientizar de que abusa do consumo do álcool, porém leva tempo para admitir que é dependente. É essencial o incentivo de familiares e amigos para que a pessoa busque apoio e tratamentos necessários, o primeiro passo é conscientizar o indivíduo sobre a doença. Acima de qualquer coisa, respeite o dependente, não o humilhe de forma nenhuma, inclua-o em programas para assim que ele se sinta incluído em sua rotina, tenha diálogos com o alcoólatra estimulando-o a falar e responder aos seus questionamentos. É essencial manter a calma durante o processo, que não é fácil, pois haverá muita resistência, com o tempo pode ser que a pessoa comece a ceder e cooperar. Portanto, durante todas as fases é importante ter apoio.

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe aqui. Conheça a Clínica Restituindo Sonhos.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.