WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Como Lidar Com O Dependente Químico?

A dependência química, quase sempre, representa um profundo impacto na vida do indivíduo e, também, de sua família. Considerando a sua complexidade, a doença demanda certos tipos de cuidados e a apropriação de conhecimentos específicos que auxiliem antes, durante e após o tratamento para que o convívio com a pessoa dependente se torne menos desafiador. É certo que para se manter livre das substâncias que causam dependência e das mais diversas tentações relacionadas a elas, a pessoa dependente deverá realizar consideráveis mudanças em sua vida, transformando o seu cenário social completamente. Mas Como Lidar Com O Dependente Químico?

Diante disso, será necessário reaprender a viver em sociedade e enfrentar os desafios cotidianos buscando novas fontes de prazer e novas válvulas de escape que não estejam diretamente relacionadas ao consumo das drogas. A família tem importante influência nesse processo, porque o suporte afetivo e emocional para se manter livre das substâncias químicas é essencial para assegurar a estabilidade do dependente. Sabendo dessa realidade, serão apresentadas 5 dicas principais que auxiliarão no convívio com o dependente químico e, assim, servirão para facilitar a manutenção da sobriedade. Vamos conhecê-las?

DICA 1 – Use sempre palavras de apoio e incentivo

Palavras de apoio e incentivo são uma poderosa maneira de lidar com o dependente químico, porque o suporte emocional é fundamental para garantir a estabilidade do paciente e, consequentemente, o sucesso do tratamento e da manutenção da saúde.

DICA 2 – Busque ajuda

Nem sempre o dependente tem a capacidade de reconhecer o seu problema e procurar ajuda. Por isso, a família é fundamental para que a busca pelo tratamento e recuperação aconteça. Esse processo pode fazer toda a diferença na vida do dependente e da própria família. Pensando nisso, a Clínica Restituindo Sonhos oferece tratamento diferenciado para promover uma busca pela reabilitação e devolver a perspectiva de vida e convívio social às pessoas que sofrem com o problema da dependência química.

DICA 3 – A família também precisa de ajuda

Para que a família consiga oferecer todo o suporte emocional que o dependente químico necessita, é preciso que que também esteja preparada para lidar com todas as dificuldades e desafios decorrentes do tratamento. Assim, além do dependente, a família também precisa buscar auxílio profissional para aprender a lidar com as mudanças e as adaptações que precisarão ser feitas na rotina de todos os envolvidos.

DICA 4 – Evite confrontar o dependente

O dependente químico não precisa ouvir julgamentos, já que passa por uma situação extremamente difícil. Por esse motivo, é importante evitar confrontar a pessoa com dependência. Sempre que for falar sobre o assunto, é essencial convidar o dependente a conversar. Faça perguntas como “o que você pensa sobre o assunto?”, “que tal pensar em uma estratégia para passar por isso?”.

DICA 5 – Aprender a lidar com a resistência

Não é raro que os dependentes químicos resistam às alternativas de tratamentos que são sugeridas. Por isso, é importante aprender a lidar com a resistência e dribá-la da melhor maneira possível, sob risco de colocar todo o esforço a perder.

Entre em contato com a Clínica Restituindo Sonhos

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.