WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Como Manter-se Limpo Fora das Clinicas de Recuperação

Como Manter-se Limpo Fora das Clinicas de Recuperação

O principal intuito desse artigo é demonstrar ao leitor, tanto o familiar que convive com uma pessoa que tem o problema da adicção quanto para o adicto que está em processo de recuperação, como Manter-se Limpo Fora das Clinicas de Recuperação. Cada dia limpo, é uma batalha, e consequentemente, um dia à se vencer. Tanto é que existem maneiras diferentes de se enfrentar esse processo, umas mais dolorosas e outras mais brandas. Mas esse texto, irá ajudar a compreender o porquê é tão necessário a prática da utilização de rotinas para o tratamento de dependência química.

Uma Rotina de Sucesso

Para pessoas que sofreram processos de internação, a questão de adaptação à uma nova rotina dentro desses centros de tratamento, não é algo que de imediato é aceitável para o adicto. Transformar velhos hábitos e comportamentos não é algo tão simples, ainda mais repentinamente. É preciso coragem e predisposição para se mudar esses hábitos. Porém, nem todo o processo de institucionalização é voluntário, existem processos involuntários e compulsórios.

Práticas Recorrentes

Muitas das pessoas desconhecem a necessidade e a importância de uma criação de rotina saudável. Mas a rotina é uma fixação de práticas recorrentes que fazem com que seu metabolismo, aos poucos vá se adaptando à essas atividades. Quando se está em processo cíclico de vício / dependência / uso frenético, onde a rotina se altera e se adequa ao uso da substância, esse tipo de prática, mesmo que não traga benefícios ao corpo, é registrada pelo cérebro como algo aparentemente bom, justamente por causa da atuação da substância no sistema de recompensa do cérebro.

Por isso a necessidade de alterar essas práticas. Transformá-las em práticas que apesar de parecerem “estranhas” à princípio, refletem na saúde do indivíduo à longo prazo e consequentemente na saúde mental, portanto rotinas de sucesso. Entretanto, existe uma correlação entre rotinas saudáveis e a auto-estima. Justamente, é a auto-estima que faz com que criemos consciência de olharmos para nós mesmos com carinho, cuidado e atenção. Como cita o site personare.com.br na correlação entre mente saudável e auto-estima como resultado de uma rotina pré-estabelecida positiva.

É exatamente isso que se ocorre dentro de uma clínica. Lá, a alteração da rotina, aliada à atividades positivas, justamente trazem no futuro, a sensação de bem estar. E é nesta sensação que o indivíduo, que se encontra institucionalizado, deve prestar muita atenção, justamente, porque essa é uma das chaves de sucesso em como proceder para manter-se limpo fora de clínicas e instituições.

Práticas do Bem

Se quando você estava internado você aprendeu que tinha que abaixar o “ego” e forçar à sua mente a aderir ao tratamento, porque não trazer isso para fora da instituição? Se você levantava cedo, praticava exercícios, comia o necessário, praticava sua espiritualidade, e depois fazia com suas obrigações, porque não trazer isso sua rotina fora da instituição? É aparentemente simples, mas só depende de você.

Ao invés de acordar meio-dia e assistir à séries o dia todo. Ficar comendo junk-food em todas as refeições aliado à uma rotina sedentária, e achar que por fim um milagre vai acontecer sendo passivo em todas as situações. Sinceramente, é como esperar se tornar milionário na mega sena sem ao menos jogar uma vez.

Têm de se alterar e manter o ritmo circadiano do seu corpo fora da instituição. Acordar cedo, comer coisas saudáveis, praticar exercícios, ter um momento de espiritualidade, e por fim, correr atrás do prejuízo. Se houve perda de emprego por causa de droga/álcool, criar uma rotina para procurar trabalho é algo válido. Se houve um processo de esquecimento do “eu” interior, que tal resgatá-lo?

A clínica não está lá apenas para cessar o uso de imediato. Mas sim para trazer a sensação de cuidado e de carinho necessário do adicto para com ele mesmo. Para que veja o quanto suas práticas do bem e comportamento que são benéficos para com ele mesmo nos momentos de sobriedade, e então, trazer isso ao longo do processo de recuperação.

Exemplificando

Para facilitar o entendimento, vou exemplificar como eu Renan Rugolo Ré, adicto hoje em recuperação, fiz para que essas práticas fossem se alternando depois que saí da instituição. Vou demonstrar como era minha vida no processo de uso, durante a internação e como hoje faço para manter minhas práticas positivas para comigo mesmo.

Durante o uso eu não comia. Quase não fazia minhas refeições. Eu justamente ficava preso ao uso e como eu iria recorrer à ele, de que maneira e como. Eu não me alimentava, não me hidratava, eu não dormia, eu não acordava durante o dia. Trocava o dia pela noite, fora que eu fumava demasiadamente.

Quando eu fui internado, minhas mordomias de mãe, cessaram. Eu tinha que lavar minha própria roupa, tinha que participar de reuniões, tinha que criar uma espiritualidade que eu detestava para com pessoas que eu sequer conhecia. Era muito difícil a princípio, mas ao longo do processo do tratamento, com a necessidade de adesão à práticas, essa resistência foi se tornando responsabilidade e ao longo, persistência.

Hoje, fora da instituição, eu tenho minha rotina. Eu acordo todos os dias entre 6 e 7 da manhã. Eu tomo meu café da manhã, faço um carinho em meus gatos, e vou pro computador. Trabalhar? Não, eu vou justamente ter meu momento de espiritualidade. Vou ver pessoas conquistando coisas muito grandes com pequenas atitudes. Vou reler e ler as meditações diárias de “N.A” e tentar trazer pra minha vida. Vou agradecer e ter gratidão, pelo ontem e me esforçar para hoje me manter limpo.

Logo vou trabalhar em meus artigos, e ler vários textos relacionados à processos de comportamento adictivos e como alterá-los. Eu vou dando um passo de cada vez, e plantando todo dia um pouquinho de boas atitudes, e tenho certeza que elas aos poucos a ao longo do tempo, se voltarão à mim com bons frutos.

Eu não me considero hoje, uma pessoa que sofre de uma ansiedade incontrolável. Hoje, consigo refletir sobre minhas atitudes. Consigo entender que existem coisas que não dependem de mim, e o melhor ainda, eu não faço mais nada na busca de aprovação do outro, principalmente de pai e de mãe. Eu faço por mim, para mim e para comigo mesmo. Hoje eu sei que se o Renan não tiver uma mente sadia, ele ferra consigo mesmo e com todos ao seu redor.

A Escolha é Sua

Sabemos que não é fácil como manter-se limpo fora das clinicas de recuperação. mudar, sabemos que dói mudar e que gera desconforto. Somos tão acostumado à nossa zona de conforto que as vezes, mesmo saindo dela, temos a tendência a voltar, mas, tomar as mesmas atitudes anteriores esperando resultados diferentes, só fazem com que mergulhemos mais ainda no processo da nossa própria ignorância.

Como manter-se limpo fora das clinicas de recuperação?

Temos que erguer a cabeça e enfrentar a dor, entender que ao longo de estar sóbrio colheremos frutos que sequer imaginaríamos colher quando em processo cíclico de uso. Entenderemos o real sentido da felicidade se começarmos a olhar para nós mesmos agora e plantarmos sementes do bem. Então para manter-se limpo fora de clínicas e instituições, as práticas são apenas nossas e só nós temos que conduzi-las. Ouvir que é difícil à princípio e fácil ao longo, dói. Mas por fim e felizmente, as escolhas, são nossas.

Autor: Renan Rugolo Ré

Blog

Dicas e Informações
Clínicas de Reabilitação

Clínicas Restituindo Sonhos proporcionamos além de um excelente tratamento para a dependência química, possuímos as melhores clínicas de reabilitação.

Clinica de Recuperação

O tratamento da dependência química em clínicas de recuperação é algo transformador e maravilhosos. Conheça nossa clínica e tratamentos aqui!

Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos

O tratamento da doença do comportamento adictivo em clínica de recuperação para dependentes químicos é importante mas além de desmistificado...

Como Ajudar um Adicto Em Recuperação?

Como ajudar um adicto em recuperação efetivamente? Com conversa, quebra de taboos, paradigmas e convicção efetiva de ambas as partes.

Central de Atendimento - (11) 97333-2909

Se você ou familiar está enfrentando problemas com dependência química, entre em contato com nossa equipe, estaremos prontos para te ajudar. Você poderá também agendar uma visita em nossa clínica, solicite um agendamento!
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.