WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

Como parar de usar drogas?

O consumo de drogas e álcool no Brasil e no mundo são realmente assustadores.

No Brasil, o número já ultrapassa a marca de 3,5 milhões de usuários de drogas ilícitas.

Mundialmente são mais de 271 milhões de usuários de drogas ilícitas, sendo que deste número, mais de 30 milhões são dependentes químicos.

As drogas têm poder devastador na vida do usuário e de seus familiares. Muitas vezes é um caminho sem volta se não for abandonado no momento certo.

Nas cidades de praticamente todo o Brasil, a maior parte das escolas costumam fazer programas voltadas para a prevenção das drogas, já que elas costumam ter como maior parte de suas vítimas os adolescentes.

A maior parte dos adultos que são dependentes químicos ou alcoólatras, tiverem seu primeiro contato com álcool ou drogas na adolescência ou até mesmo na infância.

Além das escolas, várias ONG’s e, também o próprio poder público, promovem campanhas de combate às drogas que ajudam muitos jovens a se conscientizarem dos males que as drogas e o álcool podem lhes causar.

Mas mesmo com todo este esforço por partes destas organizações, o problema com as drogas não para de crescer. Os motivos são vários, mas este é um assunto para outro post!

Aqui vamos tentar ajudar as pessoas que são usuárias de drogas e querem parar de consumi-las enquanto há tempo.

A primeira coisa que deve ser analisada é se você é um simples usuário de drogas ou bebe ocasionalmente (ou socialmente como se costuma dizer) ou se já chegou ao nível de dependente químico ou alcoólatra.

Muitas vezes a própria pessoa não consegue identificar e diferenciar um do outro por mais evidente que isso possa parecer para as pessoas que estão de fora.

A primeira dica que damos é: procure comparar sua vida antes das drogas e depois das drogas. Veja quais as coisas que mudaram, o que você perdeu ou deixou de ganhar após se tornar um usuário de drogas. Quais amizades você tem atualmente? Quem são as pessoas que fazem parte do seu dia a dia? Quando você consome drogas, faz isso sozinho? Se não, quem está com você no momento? Como é a vida dessas pessoas?

Estas são apenas algumas perguntas que farão você refletir sobre sua situação.

A segunda dica que te damos é: procure praticar algum esporte. Esportes e drogas não combinam, principalmente para quem quer se tornar um profissional na modalidade escolhida. O esporte, além de te ajudar a ficar longe das drogas, traz muitos outros benefícios à saúde.

A terceira dica é: ande com pessoas que se preocupam com você de verdade e querem o seu bem, sejam seus amigos ou familiares. Lembrando que quem é seu amigo de verdade e quer o seu bem, jamais te incentivará a usar drogas nem usará com você.

Quarta dica: cuide do seu lado espiritual. Não necessariamente seguir uma religião (apesar que, em muitos casos, isso ajuda bastante quando o assunto é abandonar as drogas) mas procure uma filosofia de vida onde te ensine a descobrir quem você é e qual o seu papel na humanidade, quais são seus talentos e como você pode usá-los para ajudar outras pessoas.

Quinta dica: mesmo você pondo em prática todas as dicas anteriores para conseguir parar de usar drogas, pode não ser o suficiente! Sabemos que livrar-se das drogas, principalmente quando se está no estágio de dependência química, não é nada fácil! Mas também não é impossível, portanto, procure ajuda profissional em uma clínica de recuperação.

Uma dica bônus para quem gosta de aplicativos de celulares é o app Socorre.me. Ele tem o objetivo de ajudar o usuário a parar de consumir drogas e foi projetado pelo analista de sistemas Daniel Santos Cardoso, um ex-dependente químico. No app o usuário preenche um perfil com seus hábitos e histórico de uso de drogas. Pode acompanhar seu antes e depois e o aplicativo também possui um contador dos dias em que o usuário está “limpo”, entre outros recursos interessantes. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOs. As duas versões podem ser encontradas aqui.

A Clínica Restituindo Sonhos possui mais de 10 anos de experiência no segmento de reabilitação humana, ajudando dependentes químicos e alcoólatras a livrarem-se deste mal que destroem famílias inteiras. Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precise, entre em contato conosco e agende uma visita!

WhatsApp chat