WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Com toda a certeza, uma das maiores dúvidas de quem possui um familiar dependente químico que precisa de tratamento é saber se uma clínica de recuperação é confiável.

Escolher uma clínica sem avaliar, anteriormente, qual a capacidade da mesma de atender os pacientes pode afetar diretamente no alcance ou não do resultado positivo do tratamento realizado.

Sendo assim, fica o questionamento: como saber, afinal, se a clínica escolhida para um dependente químico em recuperação é mesmo confiável?

O objetivo desse artigo é, justamente, mostrar quais os principais aspectos relacionados a essa confiabilidade que pode ser alcançada por uma clínica desse tipo.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

A clínica de recuperação é confiável? Entenda como descobrir!

O que é uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação para dependentes químicos é um local onde essas pessoas recebem tratamento especializado com acompanhamento profissional.

Existe uma imagem geral muito negativa dessas clínicas, como se fossem espécies de prisões onde esses pacientes ficam “encarcerados”.

De uma forma geral, sem contar com os casos isolados e exceções, essas clínicas possuem espaços agradáveis de convivência que servem, justamente, com o objetivo de proporcionar um bom ambiente para recuperação do dependente.

Assim, uma clínica de recuperação tem o objetivo geral de promover o auxílio para o dependente químico, de modo que ele possa receber toda a ajuda que precisa e, desse modo, voltar a ter uma vida plenamente normal.

Mas como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Há diversos parâmetros de um local desse tipo que podem ser avaliados, de modo a se chegar a um entendimento sobre ele apresenta ou não confiabilidade.

E que parâmetros seriam esses? Isso é o que você verá, a partir de agora, nos próximos tópicos desse artigo.

 

Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Como dito, há muitos fatores ou aspectos que devem ser considerados para determinar se uma clínica de recuperação é mesmo eficaz.

Cada programa de tratamento de dependente químico, obviamente, varia de acordo com o tipo ou o grau de vício do mesmo, e a necessidade de cada paciente.

Entretanto, há alguns fatores em geral que podem ser observados e avaliados em relação à confiabilidade de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

Veja quais são!

 

Licenciamento da clínica para atuar

Antes de qualquer coisa, um dos principais fatores ou parâmetros que devem ser levados em consideração para se avaliar se uma clínica de recuperação é confiável é se ela possui licenciamento para atuar.

Não há como confiar em uma clínica que não possui licença nem credenciamento de atuação para a reabilitação de dependentes químicos.

Como cada estado possui suas próprias diretrizes para licenciar e credenciar clínicas desse tipo, é preciso fazer uma consulta junto ao governo estadual onde a instituição de reabilitação atua.

 

Busque por referências sobre a credibilidade da clínica

Depois de verificar se a clínica de recuperação é licenciada e credenciada, o próximo passo é buscar por referências sobre a credibilidade da mesma.

Se você conhece pessoas próximas que já passaram ou tiveram familiares que fizeram tratamento na clínica em questão, pode pedir a opinião deles.

Além disso, você pode verificar as avaliações sobre a clínica na internet, o que é essencial para saber qual a opinião geral em respeito ao local.

Essa pesquisa é muito importante para saber se a clínica cumpre realmente com o que promete, bem como se trata de forma humanizada seus pacientes.

Isso irá impedir, por exemplo, que você acabe optando por um local onde os dependentes químicos não sejam bem tratados, o que pode trazer ainda mais transtornos para eles.

 

Saiba quais são os protocolos e os métodos de tratamento

O próximo passo para saber se uma clínica de recuperação é confiável é compreender quais são os protocolos e os métodos de tratamento.

Cada local possui seus próprios protocolos e métodos para tratar os dependentes químicos, portanto, é preciso que você saiba quais são os oferecidos pela clínica em que irá fazer a internação do paciente.

De um modo geral, entretanto, há uma similaridade nas formas de tratamento, como é o caso da desintoxicação, do acompanhamento terapêutico e do aconselhamento do dependente químico.

Além disso, elas não permitem, no caso de internação voluntária, que o paciente abandone o local por vontade própria.

O que varia são as formas como o aconselhamento irá ocorrer, como no caso dos grupos coletivos, bem como a terapia individualizada.

Há locais que oferecem também um plano individualizado de alimentação, bem com formas de atividades para os pacientes, como prática de atividades físicas, bem como atividades mentais, como meditação e a própria ioga.

Sendo assim, é preciso conhecer bem sobre qual o protocolo geral e os métodos de tratamento que a clínica que pretende escolher utiliza.

Só dessa forma é que você poderá compreender se ela realmente é confiável e se vale a pena fazer a internação do dependente químico naquele local.

 

Clínica Restituindo Sonhos

Se você realmente está em busca de uma clínica de recuperação que seja confiável, oferecendo os melhores métodos de tratamento para os dependentes químicos, nós da Clínica Restituindo Sonhos podemos lhe auxiliar.

Possuímos clínicas com profissionais e colaboradores capacitados, que realizam um tratamento totalmente humanizado dos pacientes internados nos locais.

Sendo assim, você poderá ter a certeza de que em caso de internação voluntária ou involuntária, o dependente químico estará recebendo o melhor tratamento do país.

 

Conclusão

Como você viu, uma das maiores preocupações que quem possui dependentes químicos na família é saber se uma clínica de recuperação é confiável.

Isso permite que os familiares saibam se o paciente será, além de bem tratado, bem orientado para conseguir superar o vício e retornar a uma vida plenamente normal.

Neste texto, mostramos dicas importantes para saber se uma clínica de reabilitação é confiável, bem como que nós, do Grupo Braços Abertos, possuímos um dos melhores tratamentos para dependentes químicos.

Gostou do artigo de hoje sobre como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco!

WhatsApp chat