Lidar com a dependência química é um desafio muito grande. E diversas vezes, um tanto quanto doloroso, principalmente para a família e as pessoas mais próximas ao dependente químico. Não há dúvidas que as coisas se tornam menos difíceis com a ajuda de uma clínica de reabilitação. Mas como saber se uma clínica de recuperação é legalizada? É o que você vai descobrir lendo este artigo. Boa leitura!
Antes de aprender como saber se uma clínica de recuperação é legalizada, você precisa entender o porquê da importância dela ser legalizada.
Algumas pessoas ainda hoje têm uma má impressão sobre as clínicas de recuperação. Isso acontece por falta de informação e até mesmo pelo mal exemplo que algumas “clínicas” demonstram no tratamento de seus pacientes, alguns pensam que os pacientes são mal tratados.
Mas o que acontece é que uma clínica de recuperação legalizada e séria jamais irá maltratar seus pacientes.
Justamente porque a lei assim proíbe. E mesmo que não houvesse lei para isso, trata-se de uma questão de bom senso e respeito pela vida do próximo.
Mas sabemos que infelizmente nem todas as pessoas e instituições têm o bom senso e a humanidade necessária para lidar com os que necessitam de ajuda. Portanto, este é um dos motivos de você sempre preferir uma clínica de reabilitação legalizada.
E falando em legalizada, existe uma lei federal que garante a proteção e integridade do paciente na clínica de recuperação.
Estamos falando da Lei Nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Lei essa que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.“
Como saber se uma clínica de recuperação é legalizada: detalhes a se observar
Antes de dar continuidade, você pôde notar que no trecho da lei que destacamos fala sobre “transtornos mentais” e “saúde mental”.
Pois é, muitos não sabem, mas a dependência química é uma doença. Inclusive ela é listada na relação de doenças reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde.
A dependência química é definida da seguinte forma: “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas” (CID 10, F 19).
Ou seja, a dependência química é um transtorno mental, assim como a depressão, a bipolaridade e a esquizofrenia, por exemplo.
Claro que cada uma delas possui suas particularidades, mas ambas são sim transtornos mentais e comportamentais.
Esclarecida esta questão, vamos aos detalhes que você deve observar para saber se uma clínica de recuperação é legalizada:
Uma das primeiras coisas que você deve observar e constatar é o licenciamento da clínica de recuperação. Ela deve ser licenciada e credenciada.
As diretrizes para o credenciamento de uma clínica de recuperação para dependentes químicos variam de região para região.
Portanto, você deve consultar o governo estadual para garantir que a clínica de reabilitação que você está pesquisando é credenciada.
Além da licença e credenciamento da clínica de reabilitação, é de extrema importância as licenças individuais dos profissionais que trabalham no estabelecimento.
Esperamos ter te ajudado com os detalhes compartilhados aqui. E se você precisa de ajuda profissional para lidar com a dependência química, entre em contato conosco para saber mais!