WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Dependência Química: Família Também Precisa De Ajuda

O problema da dependência química é grave e, quase sempre, afeta toda a família do dependente que sofre junto com ele as dores de todo o problema. Por esse motivo, a família, assim como o paciente, necessita ter a ajuda necessária para suportar os desafios da doença e, assim, oferecer a base emocional e afetiva tão importantes para auxiliar no tratamento da dependência. Sendo assim, compreendendo essa tendência e necessidade, muitas clínicas de reabilitação oferecem apoio psicológico para os familiares dos adictos, a fim de que eles alcancem o equilíbrio emocional adequado para vivenciar o processo de recuperação de seus entes.

Não é raro que as pessoas mais próximas ao dependente sofram com problemas emocionais e, a depender do caso, até físicos como o desenvolvimento de doenças relacionadas ao nível de estresse e ansiedade, tais como depressão, gastrite, dores de cabeça crônicas, entre outras. Diante disso, é importante prestar a orientação adequada para os familiares a respeito do que esperar do dependente durante do tratamento e os possíveis desafios que serão enfrentados no decorrer da experiência. Além disso, a indicação de uma terapia pode ser muito útil para gerir todas as emoções que, durante o período de tratamento, costumam ficar à flor da pele.

Atualmente, já existem grupos de apoio especializados na troca de vivências e voltados para o suporte emocional aos familiares das pessoas que sofrem com algum tipo de dependência. Esses grupos são importantes, pois servem de verdadeiro suporte à família, oferecendo o conforto e a sensação de estar sendo acompanhado durante o árduo processo da recuperação. Nesses locais, são debatidos temas importantes a respeito do assunto e trabalhados os mais relevantes aspectos da gestão emocional.

O zelo pela saúde dos familiares do dependente é algo essencial, porque é nela que o adicto encontra o suporte para dar continuidade ao tratamento, vislumbrando um estímulo real para buscar a sua recuperação. Diversas pesquisas comprovam que a participação e apoio ativo da família no processo de reabilitação dessas pessoas interfere diretamente no progresso e no sucesso da melhora. De qualquer maneira, após as turbulências causadas pelo tratamento da dependência, da mesma forma que o dependente, a família precisará reaprender a conviver socialmente livre de qualquer julgamento e interferências. Para que isso aconteça da melhor maneira possível, deve haver orientação durante o tratamento com a preparação de expectativas e a exposição da realidade a respeito da situação em que o dependente se encontra. Quando isso acontece, os familiares ficam mais fortalecidos e se sentem mais capazes de orientar, auxiliar e colaborar com o processo de reabilitação do parente que sofre com a dependência.

Como se sabe, mesmo após o tratamento, os desafios para o dependente não cessam. Inclusive, há quem diga que eles se intensificam, pois o retorno ao convívio social e, em alguns casos, a inevitável exposição às tentações demandam um grande exercício de força de vontade e, quando isso acontece, encontrar suporte de uma família preparada para lidar com a situação faz toda a diferença.

Entre em contato com nossa equipe. 

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.