WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 4024-2951

Clique aqui e faça sua ligação

Dependência química: quando procurar ajuda?

De acordo com dados mais recentes, percebe-se um aumento de 33% do quantitativo de apreensões de substâncias entorpecentes, demonstrando que elas estão muito mais acessíveis e presentes para aqueles que possuem algum tipo de dependência. Naturalmente, o número de pessoas dependentes aumenta e, com isso, a problemática que envolve o assunto também. Diante dessa realidade, é fundamental que os familiares das pessoas que são dependentes conheçam a finalidade das clínicas de recuperação e a importância desses locais para o restabelecimento da saúde física e mental do dependente.

A clínicas de recuperação para dependência química são fundamentais para garantir o tratamento dos pacientes que necessitam de apoio, porque contam com uma equipe multidisciplinar, com: médicos, terapeutas ocupacionais, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e muitos outros que garantem bem-estar dos pacientes. Importante salientar que as pacientes recebem atendimento individual e também psicoterapias em grupo em média de uma vez por semana, cuidados diários da enfermagem, usufruindo de momentos de lazer em quartos confortáveis, salas de vídeo e piscina. Não há foco apenas na paciente, mas também no âmbito familiar, a dependência química é uma patologia que afeta todo o espaço que a mulher está inserida, tanto familiar como social, e que necessitam de atendimento psicológico.

Geralmente a decisão da internação não é uma tarefa fácil, deve ser levada a sério já que pode acarretar a problemas físicos, financeiros e emocionais no âmbito familiar e na usuária. Por vezes, os familiares evitam a decisão por vergonha ou por acharem que podem resolver o problema sozinhos, porém é necessário entender que dependência química é uma doença grande que pode atingir qualquer pessoa e precisa de tratamento. Poucas pessoas conseguem bons resultados por conta própria, mas requer muita força de vontade e determinação. Por isso é tão importante o apoio familiar e a vontade de se curar.

É importante ressaltar que o tratamento pode ser realizado com ou sem internação dependendo da situação de cada indivíduo se encontra, porém quanto existe a necessidade de se internar deve se ter um ambiente verdadeiramente propício, bem organizado e pensado única e exclusivamente para a reabilitação das dependentes, sendo um local específico visando antes de qualquer coisa a segurança e integridade moral/física da paciente. Tem que se levar em conta que a conscientização e adaptação é completamente diferente entre homens em mulheres, bem como os sintomas apresentados durante o processo de integração.

De maneira geral, pode-se dizer que os centros de tratamento funcionam para auxiliar o indivíduo no resgate de sua autonomia e para torná-los livres do vício. Os tratamentos são os mais diversos, passando por terapias comportamentais até a utilização de medicamentos. É importante que esses locais possuem uma equipe multidisciplinar e competente para lidar com o público e compreender as necessidades de cada uma das pessoas. Além do conhecimento técnico, é fundamental que os profissionais tenham uma abordagem humanizada, visto que, além de ser o direito de qualquer ser humano, esse tipo de abordagem pode fazer toda a diferente no processo de reabilitação.

Dúvidas? Entre em contato com a Clínicas Restituindo Sonhos!

WhatsApp chat