WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

Desafios Da Recuperação Do Alcoolista

O alcoolismo é um problema de saúde pública e que precisa ser levado mais a sério, os jovens são os mais afetados diante deste problema. É importante ressaltar que o alcoolismo é uma patologia de caráter crônica e que não tem cura, necessita de muita força de vontade por parte do usuário e apoio da matriz familiar durante o processo de recuperação. Conheça nesse artigos os Desafios Da Recuperação Do Alcoolista.

A desintoxicação é a primeira etapa no programa de tratamento contra o alcoolismo, buscando impossibilitar possíveis crises de abstinência e recuperação do uso de drogas. Entretanto não constitui o tratamento de maneira isolada, sendo raro encontrar algum paciente que consiga recuperar-se apenas desintoxicando-se. Quando as pessoas possuem transtornos provocados pelo álcool e ficam sem consumi-lo sem sair da comunidade, é indicado programas de tratamentos em regime ambulatorial ou na própria comunidade. O processo pode iniciar-se no centro de atendimento ou na residência do paciente com um longo período de estabilização, onde são administradas substâncias de substituição. Durante esse tempo, o paciente em questão recebe tratamento médico e demais serviços de apoio com o auxílio de diversos profissionais capacitados.

Muitas vezes, as pessoas com dependência que iniciou na própria comunidade necessitam sair dela e ir diretamente para um local supervisionado controlado por profissionais, sendo um programa de internação ou residencial a curto prazo. E aí ele passa pela etapa de desintoxicação junto a prevenção estruturada contra possíveis recaídas, aconselhamento e educação. É importante citar que pessoas que estão buscando tratamento contra o alcoolismo, geralmente, possuem algum tipo de problema físico ou até mesmo psicológico e isso pode influenciar na recuperação.

O alcoolismo possui desafios na recuperação, sendo a reabilitação a etapa que previne possíveis recaídas que são muito comuns. E assim, há atendimento de pessoas que concluíram o programa de desintoxicação e não apresentam os sintomas de privação. Objetivam mudar o comportamento dos pacientes para que possam dificultar ou anular o desejo de consumir bebida alcoólicas, aplicando-se intervenções psicossociais e farmacológicas. Diversas vezes os indivíduo demonstram resistência quando se trata de largar o vício dificultando todo o processo, havendo frustração da pessoa que tem conhecimento a respeito da dependência e da família.

O paciente deve tomar consciência que o alcoolismo é uma doença e que precisa urgentemente de tratamento adequado, muitos não enxergam isto e acabam não se importando com a quantidade de bebida alcoólica consumida. E também tem aqueles que não tem consciência do quanto de álcool acabam ingerindo dificultando todo o tratamento, sendo essencial uma conversa com a família e nem sempre a internação é por livre-arbítrio da pessoa que não compreende a gravidade da patologia. É essencial que haja participação efetiva tanto da família como amigos no momento da intervenção, que haja conversas e empatia pela situação do indivíduo ajudando assim, que ele se torne de fato consciente do problema que carrega. Deve receber auxílio de uma equipe de psicologia, assistente social, médicos, dentista, fisioterapeuta, nutricionista e diversos outros profissionais da área da saúde que irão auxilia-lo no processo de cura e assim ajudar durante o tratamento proposto.

Conheça nossos tratamentos nas Clínicas Restituindo Sonhos. Atendimento especializado, entre em contato aqui.