WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

Mitos E Verdades Sobre As Clínicas De Recuperação Para Idosos

Escolher uma casa de recuperação para o idoso nem sempre é uma tarefa simples. Essa busca precisa ser minuciosa para que seja possível encontrar um local com profissionais realmente capacitados, além de verificar se os locais analisados são confortáveis e acolhedores. Verificar, por exemplo, se existe uma sala de jantar, quartos arrumados e com cores neutras são requisitos essenciais. Esses pontos podem parecer óbvios, mas ainda tem muitas pessoas com dificuldade em escolher o melhor local, seja por não saber a finalidade de uma casa de recuperação para idosos ou mesmo por não saber distinguir o senso comum das verdades. Por isso, nesse texto, nós separamos 5 afirmações para explicar se são mitos ou verdades sobre as clínicas de recuperação para idosos. Vamos lá?

1 – Observar os residentes da casa de recuperação é uma boa maneira de avaliar a casa de recuperação. Mito ou verdade?

Verdade. É importante perceber se os residentes são felizes e bem cuidados, se estão limpos e vestidos corretamente ou se algum se sente reprimido. Observar se os membros da equipe tratam os idosos bem e com paciência, se são experientes e qualificados para os serviços, em relação aos quartos, se há espaço suficiente e se há quantos companheiros de quarto. Também de que horas as refeições são servidas e com que frequência, como as medicações são administradas, os horários que os profissionais visitam os residentes.

2 – As clínicas de recuperação são apenas para idosos em estado terminal. Mito ou verdade?

Mito. As clínicas de recuperação para idosos são, basicamente, uma casa de repouso, ou seja, um local para estadia e reabilitação. São instituições que abrigam grande parte do número de idosos objetivando cuidar de sua saúde, alimentação e higiene, prestam assistência 24 horas para pessoas com mais de 60 anos que possuam enfermidades crônicas e elevado grau de dependência. Quando uma pessoa atinge a longevidade ou até mesmo algum tipo de deficiência, seja física ou psíquica, passa a ser dependente de terceiros para atividades de vida diária simples onde sua autoestima é bastante afetada causando transtornos familiares.

3 – Idosos com doenças em progresso necessitam de mais atenção. Mito ou verdade?

Verdade. O idoso pode ficar revoltado ou desesperado agravando cada vez mais o processo da doença, por isso necessitam de atenção voltada 24 horas por dia e muitas vezes de acompanhamento psicológico.

4 – As clínicas de recuperação para idosos não possuem equipe médica específica. Mito ou verdade?

Mito. Cada casa de recuperação possui um médico chefe que supervisiona o serviço prestado por demais profissionais, também pode ser supervisionado por algum profissional de enfermagem, e os residentes veem os profissionais de saúde com mais frequência porque precisam de tratamentos adequados por conta de distúrbios crônicos, como infecções ou confusão. A estrutura deve ser ampla e mais funcional possível oferecendo acesso a uma equipe interdisciplinar da unidade como: Médicos Geriatras, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Assistente Social, Psicólogo, Dentista, Farmacêutico e entre outros que compõem a área da saúde. Para que as necessidades dos pacientes sejam supridas da melhor forma.