WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

O Alcoolismo é uma Doença Crônica

Desde 1967, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o alcoolismo uma doença crônica recomendando as autoridades da saúde encarem o assunto como questão de saúde pública. Possui sinais e sintomas bem definidos, sendo uma condição genuinamente patológica e que tira a liberdade do indivíduo de poder optar pelo consumo da bebida alcoólica. O Alcoolismo é uma Doença Crônica.

O alcoolismo é composto por aspectos comportamentais e socioeconômicos, sendo caracterizado pelo consumo compulsivo de álcool cujo o usuário torna-se tolerante à substância desenvolvendo assim, sinais e sintomas que indicam abstinência quando há retirada da bebida. É importante frisar que há uma grande quantidade e variedade de bebidas alcoólicas, ou seja, o álcool é considerado uma substância psicoativa mais popular do mundo. Sendo obtido por meio da fermentação ou destilação da glicose que está presente nos cereais, raízes e frutas no geral, o álcool etílico (etanol) é consumido através da via oral possuindo alto poder de vicio alterando o estado mental da pessoa. O alcoólatra possui grande dificuldade de parar de beber, apresentando diversas vezes a deterioração da própria saúde, no ambiente familiar, no meio social e no trabalho.

Alguns fatores genéticos podem aumentar o risco de se desenvolver o alcoolismo, por exemplo, um histórico familiar é um fator que necessita de atenção, ou seja, o indivíduo herda a predisposição à dependência podendo apresentar elevadas chances de aderir ao vício de bebidas alcoólicas. Deve se observar se há ansiedade, insegurança, que são fatores que podem tornar a pessoa mais vulnerável, bem como, as condições culturais e ambientais, o fácil acesso ao álcool influencia bastante na dependência. As industrias de cerveja, atualmente, faturam em torno de R$ 20 bilhões por ano frisando que o Brasil é o número um no mundo em consumir maior quantidade de destilados de cachaça e é o quinto maior produtor de cerveja. Entretanto, mais de um milhão de pessoas morrem no mundo por conta de acidentes causados pelo uso de bebidas alcoólicas e mesmo assim continua a ter propagadas na televisão, no rádio, sobre vinhos, whisky e cerveja, de certa forma incentivando o consumo.

Os jovens são os mais afetados pela dependência, pois acham que estão consumindo um produto que faz bem à saúde tornando tudo melhor e mais feliz. Muitos acabam morrendo devido a doenças provocadas pelo alcoolismo que vai constantemente piorando durante a vida da pessoa, visto que é um problema incurável, pois não se pode modificar a constituição química do organismo do usuário para que se volta ao normal. O álcool é o principal responsável por muitas doenças e também por atos de violência e acidentes no geral, porém o ato de beber é considerado muito importante no meio social dificultando campanhas de conscientização. Diante disso, é essencial que o Governo tome partido dessa situação e que os indivíduos tenham acesso à tratamentos necessários seguindo as etapas de desintoxicação, reabilitação por exemplo nos alcoólicos anônimos. É importante que a doença seja devidamente tratada, e que haja mais campanhas que conscientizem a sociedade de que as bebidas alcoólicas não fazem bem.

Se você possui dúvidas sobre o tratamento do alcoolismo, entre em contato conosco e conheça a clínica Restituindo Sonhos.