WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

O que acontece dentro de uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

O comportamento adictivo aliado à questões de dependência química resultam ao longo do processo de uso intermitente da substância em questão, em alterações internas psíquico-neurológicas como externas de ritmo circadiano em questão. Esse uso frenético obsessivo e compulsivo faz com que o cérebro do indivíduo tenha drásticas mudanças químicas e como consequência isso se reflete nas atitudes exteriores e na rotina do indivíduo.

Um estudo da FREBACT (Federação Brasileiras de Comunidades Terapêuticas) sobre o uso de substâncias psicoativas sejam elas lícitas ou ilícitas, demonstram que há um comprometimento cognitivo das funções cerebrais durante o uso, portanto, o indivíduo em fase de curta abstinência, pode apresentar um comportamento muito diferente de quando está em longo período de abstenção da substância. Na fase de curta abstinência ( uma semana) , se o indivíduo apresentar recorrência de recaídas comportamentais e de uso, a necessidade de institucionalização (internação) é necessária.

Essas questões neurológicas e químicas cerebrais refletem em uma transformação do individuo por si só e trazem consigo consequências que podem ser irreversíveis como:

  • alteração do comportamento;
  • destruição dos neurônios;
  • incapacidade cognitiva;
  • desenvolvimento de doenças psiquiátricas;
  • depressão;
  • falta de atenção;
  • lesões em outros órgãos como fígado e câncer no pulmão, pâncreas, rins e fígado.

O que acontece dentro de uma clínica de recuperção?

Mas então porque é tão importante o papel de uma instituição e o que acontece dentro de uma clínica de recuperação pra dependentes químicos?

A resposta é mais simples do que se pensa: Aumentar o período de abstenção. Cessar o vício e estar em abstinência da substância cuja se desenvolveu dependência, auxilia à longo prazo o indivíduo a aderir o tratamento. Por isso, é mais comum que clínicas e hospitais adotem o tratamento da dependência química em períodos que variam de 30 dias à 12 meses, dependendo de caso e de quanto o paciente está envolvido no processo de vício.

O que acontece dentro de uma clínica de recuperação normalmente se adere uma rotina pré-estabelecida onde o paciente deverá cumprir com suas obrigações pra com seu tipo de tratamento. Juntamente há um acompanhamento de médicos psiquiatras, psicólogos e equipe de enfermagem para que alinhem o tratamento mais adequado ao paciente em questão. Lentamente o paciente que adere ao tratamento começa a se envolver na rotina criada pela instituição.

Faz parte da rotina estabelecer horários para: despertar; atividades esportivas; refeições; reuniões entre paciente-equipe; reuniões entre pacientes e grupos de apoio como Narcóticos Anônimos e Amor Exigente; espiritualidade; terapias ocupacionais, relaxamentos, laborterapia, lazer, jogos, descanso.

“Tudo tem seu horário, com o intuito de se estabelecer um ritmo circadiano saudável para o paciente”.

Dentro da clínica de recuperação o paciente experimenta olhar pra si mesmo, sabendo que pode compartilhar sua vivência e seu problema sem julgamentos, pois está em ambiente com alicerce psicológico e com pessoas que passam pela mesma situação. Além do mais, sóbrio ele consegue ter discernimento de quão ruim era sua vida no período de uso (ativa).

Sendo assim o paciente aprende técnicas de identificação de pensamentos que modificam suas atitudes para uma recaída comportamental e como consequência uma recaída na substancia de preferência.

Atividas Recreativas

Além do mais; as atividades esportivas, laborterapia e terapias ocupacionais; estão associadas no auxilio da produção de hormônios como endorfina e dopamina, cujos normalmente são obtidos pelo adicto no processo de drogadição. Estas atividades criam o conceito de responsabilidade que foi perdido durante o período de “ativa”, auxiliando no processo de avaliação cognitiva do paciente. Já que a substância afeta ou cria limitações físicas para o indivíduo.

A questão de espiritualidade e fé em algo normalmente é trabalhado, seja ela qual for. Normalmente as clínicas são ecumênicas, qualquer religião que faça com que o paciente volte a criar a sensação de fé em algo, já é primordial para desenvolver o lado espiritual.

Em algumas instituições é comum que a irmandade de Narcóticos Anônimos esteja presente ou embasada no alicerce do tratamento. Justamente por ser um programa espiritual que resgata os valores do adicto antes da doença da adicção se instalar.

Por fim, a clínica Restituindo Sonhos, tem como principal engajamento a transformação do paciente. Fazendo com que ele novamente consiga ter aspirações positivas em sua vida. Como nossos valores são baseados em uma conduta ética, de confiança, respeito e integridade, realizamos um tratamento adequado e com grupo de apoios para auxiliar no tratamento da dependência, permitindo que o paciente se sinta à vontade para poder se expressar, e vivenciar uma nova maneira de viver, sóbrio e com dignidade