WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

O Que você Precisa Saber Antes de Procurar uma Clínica de Reabilitação para Dependente Químico

Escolher uma clínica de reabilitação para dependente químico é uma responsabilidade muito grande, e que exige atenção e cuidado.

Sendo assim, é muito importante que pontos relevantes sejam levados em consideração, e que a clínica possa oferecer o melhor para aquela pessoa que a procura. Ou para a pessoa pela qual a família está investindo no tratamento.

Se você ainda tem dúvidas sobre como encontrar a clínica de reabilitação para dependente químico ideal, aqui você irá encontrar dicas fundamentais.

Para descobrir quais são essas dicas e conseguir o melhor tratamento para dependência química, continue com a leitura desse artigo até o final.

 

Quem é o dependente químico?

Para desenvolvermos melhor sobre como escolher uma boa clínica de reabilitação para dependente químico, precisamos falar sobre quem é esse dependente químico.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o dependente não é uma pessoa com desvio de caráter ou criminosa por escolha.

Ele comete sim, delitos, furtos e até crimes para sustento do vício, e pode realizar ações que não são aceitáveis, colocando em risco a sua vida e a vida de outras pessoas.

Porém, a dependência química, além de um vício, é uma doença.

Sendo assim, ela necessidade ser tratada como tal, com todo o acompanhamento e tratamento que ela merece, para dar ao paciente, a liberdade e a dignidade que ele precisa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, com o código F19, no CID10, a dependência química pode e deve ser caracterizada como doença, pois tira da pessoa a capacidade mental de escolha, sendo ela, produto da abstinência do vício.

 

O que é uma clínica de reabilitação para dependente químico?

É bem possível, que você já tenha ouvido falar sobre clínica de reabilitação para dependente químico por aí, mas talvez ainda não entenda muito bem sobre o assunto.

Diferente do que muitos ainda podem pensar, esse tipo de clínica não oferece tratamento de choque, e nem é um lugar extremo.

Com toda a certeza, ela é acionada em situações extremas, onde há a necessidade de intervenção externa muitas vezes, mas o ambiente em sí, é extremamente agradável e cativante.

E, isso é uma necessidade para o tratamento, pois o paciente precisa de um ambiente que favoreça sua melhora, trazendo aconchego e tranquilidade durante todo o seu tratamento.

Além disso, a clínica de reabilitação para dependente químico irá proporcionar também, o acompanhamento do paciente com profissionais capacitados da medicina convencional, e de cuidados, como psicólogos e terapeutas.

Existem ainda, as clínicas que oferecem acompanhamento espiritual, além do convencional, sendo essas, uma excelente opção para quem se apoia na fé.

 

A clínica de reabilitação é realmente necessária?

Para alguns tipos de substâncias químicas, é possível encontrar remédios que auxiliem no controle da abstinência, e que realizem a desintoxicação.

Porém, não é algo que funcione em todos os casos.

Com o alcoolismo, por exemplo, não é possível encontrar nenhum remédio que o combata, tornando impossível o tratamento sem um acompanhamento profissional.

E é justamente por essa falta de remédio, e de acompanhamento, que muitas pessoas sofrem recaídas muito fortes, se entregando ao vício, de maneira ainda mais forte do que anteriormente.

Muitas dessas pessoas que acabam sofrendo recaídas, por se sentirem pressionadas e frustradas, em um momento de desespero, acabam escolhendo por tirarem a própria vida.

A clínica de reabilitação para dependente químico tem a função de evitar esse extremo, acompanhando o paciente do começo ao fim, e proporcionando aos seus familiares, a garantia dos cuidados necessários.

 

Como escolher uma boa clínica de reabilitação?

Existem diversos tipos de clínica de reabilitação para dependente químico, podendo ser ela pública ou privada, especializada ou ampla, somente para narcóticos, somente para alcoólatras e etc.

São inúmeras as opções que você pode encontrar ao pesquisar sobre o tema, mas antes de escolher a melhor, é preciso levar em consideração alguns pontos, como:

 

Infraestrutura da clínica de reabilitação

Uma clínica de reabilitação para dependente químico, é antes de mais nada, uma clínica.

Sendo assim, ela precisa conter todos os equipamentos necessários que uma clínica teria.

E o mais importante: profissionais capacitados para qualquer tipo de emergência que possa vir a ocorrer durante o período de internação do paciente.

Essas emergências podem ocorrer através de complicações, crises, emergências, e etc.

Fique atento então, à estrutura das clínicas que você está estudando, e observe como elas se comportariam em caso de necessidade repentina.

 

Conheça a equipe que trabalha na clínica

Essas pessoas que trabalham na clínica, estarão em contato direto com a pessoa que você ama.

Isso significa, que você precisa conhecer as pessoas que estarão por ali durante a internação.

Elas serão responsáveis por manter o bem estar dos pacientes, oferecendo todo o serviço necessário para que o tratamento seja eficaz.

Fique de olho em tudo, e observe o comportamento, as ações e as propostas de cada profissional.

Dessa maneira, você saberá se aquele é o ambiente que você se sente seguro, onde deixar alguém importante aos cuidados de uma equipe.

 

Conheça o tratamento e os medicamentos utilizados

Você não precisa entender muito sobre fármacos, mas precisa estar por dentro daquilo que é utilizado durante o tratamento de dependência química daquela pessoa.

No caso de dependentes químicos, ocorre o uso das substâncias, porém em doses menores, ofertadas algumas vezes em formas de remédios para que a abstinência não seja ainda maior.

É importante perguntar então, como funcionará a fase de desintoxicação, seus possíveis efeitos colaterais e tudo o que ocorrerá após o tratamento.

É preciso levar em consideração ainda, se o tratamento é realizado com outros tipos de remédio, quais são e os efeitos que eles poderão causar a curto, médio e longo prazo, além dos que serão utilizados durante a desintoxicação.

Essa é uma fase muito importante, e que precisa de acompanhamento próximo da família do internado.

 

Conclusão

Agora, você já sabe sobre a importância de coletar informações úteis antes de escolher qual é a melhor clínica de reabilitação para dependente químico.

Guarde então, todas as dicas dadas nesse artigo, e encontre a clínica que melhor irá se encaixar ao que você está procurando!