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Prevenção Da Dependência

O crescimento de substâncias ilícitas no espaço de trabalhos, bem como os quadros de dependência química tornam a prevenção de dependência química entre os trabalhadores um dos principais assuntos nas empresas.

Um dos maiores problemas para os trabalhadores é álcool, envolvendo faltas, atrasos, erros e muitas vezes conflitos no ambiente de trabalho, gerando preocupações recorrentes nos líderes. O tabaco também causa prejuízos imensos envolvendo consequências na saúde do trabalhador, e o uso da cocaína e derivados levando a problemas causados pelo álcool. Geralmente, as empresas apresentam dificuldade para perceber quando os trabalhadores se envolvem com algum tipo de substância ilícita, também se torna danoso em relação à equipe médica de lidar com o paciente, família, colegas de trabalho, chefes e supervisores, pois cada um têm um pensamento a respeito da “cura”. Sendo um processo, por vezes, longo e envolvendo prejuízos identificados pela pessoa que necessita do auxílio.

É necessário avaliar o quadro de forma minuciosa para que assim o acompanhamento seja o mais adequado possível, pois deve se levar em conta a dependência em si, o tipo de substância utilizada, avaliar as relações com os colegas de trabalho, convívio familiar e social, como é o lazer, se há estresse dentro do espaço em que se trabalha, se realiza atividades físicas e demais pontos. O tratamento não tem que se restringir apenas a área médica, o trabalhador afetado necessita de acompanhamentos abrangentes com profissionais das áreas de serviço social, enfermagem, educação física, fisioterapia, nutrição, que são importantes durante o processo da mesma maneira. A empresa deve ter um bom envolvimento e os demais funcionário para haver contribuição mutua no tratamento, envolvendo pessoas interessadas, promovendo a prevenção e estimulando os locais de trabalho, deve se rever determinadas posturas adotadas que pode levar a omissão, atitudes extremas que podem contribuir para piorar o quadro.

Uma boa política de prevenção deve ser implantada nas empresas, não sendo um privilégio, mas sim uma necessidade para a saúde mental e física dos funcionários. Depende diretamente do reconhecimento dos dirigentes e trabalhadores da empresa, pois têm a função de demonstrar como há consumo de drogas e que pode afetar a produtividade em massa, bem como, a segurança e relações interpessoais no ambiente. A empresa deve focar em elaborar uma política eficaz para o espaço em que se trabalha considerando as ações e estratégias de intervenção, ou seja, deve haver reconhecimento de que há consumo de drogas lícitas ou ilícitas e que isso é um problema que irá afetar a segurança dos funcionários, os trabalhadores devem ser organizados e buscar melhorias, e que também devem ter consciência que há tratamentos.

Os aspectos positivos da prevenção no ambiente de trabalho é que há maior oportunidade de reflexão e ajuda profissional para alterar o padrão de consumo, mudança de estilo de vida dos trabalhadores e participação proativa em ações que promovem a saúde e segurança no espaço empresarial. A prevenção é importante nas empresas, quando se trata da saúde no geral sendo um tema relevante e pouco abordado por trabalhadores.