Quais são as consequências do consumo excessivo de álcool?

Quais são as consequências do consumo excessivo de álcool

As bebidas alcoólicas são consumidas em praticamente todo o mundo, por uma parcela considerável de pessoas. Elas são consumidas para celebrar os mais diversos eventos e também servem como motivo de confraternização. Porém, os exageros são preocupantes e trazem sérias consequências. Continue lendo para saber quais são as consequências do consumo excessivo de álcool.

Exagerar nas bebidas alcoólicas pode ser mais prejudicial do que se imagina. O álcool pode ter um impacto em todos os sistemas do corpo.

Quanto álcool uma pessoa bebe, fatores genéticos, gênero, massa corporal e estado geral de saúde influenciam a forma como a saúde de uma pessoa responde à ingestão crônica de álcool.

No entanto, os estudos mostram consistentemente que, em geral, o consumo pesado de álcool é prejudicial à saúde e uma das principais causas evitáveis de morte.

Quando o corpo absorve mais álcool do que pode metabolizar, o excesso se acumula na corrente sanguínea. O coração circula o álcool no sangue por todo o corpo, levando a mudanças na química e nas funções normais do corpo.

Mesmo que a pessoa tome um “porre” apenas uma única vez, isso pode resultar em danos corporais significativos, danos ou morte.

Com o tempo, o consumo excessivo de álcool pode levar ao desenvolvimento de muitas doenças crônicas e outros problemas sérios de saúde. Descobriu-se que o álcool contribui para pelo menos 60 condições de saúde diferentes.

O beber pesado, o popular “porre”, é definido por consumir 8 doses ou mais por semana para mulheres e 15 ou mais para homens. Qualquer álcool consumido por mulheres grávidas é uso excessivo.

As pessoas que começam a beber antes dos 15 anos têm cinco vezes mais probabilidade de se tornarem dependentes de álcool do que aquelas que começam a beber aos 21 anos ou depois disso.

Veja agora quais são as consequências do consumo excessivo de álcool

Depois de entender como o abuso do consumo de álcool nos prejudica de forma geral, vamos falar de forma mais direcionada quais são as consequências do consumo excessivo de álcool.

Fígado

A maioria das doenças relacionadas ao fígado tem relação com o consumo de álcool, uma vez que este é o órgão responsável por metabolizar a substância no organismo. Entre essas doenças hepáticas estão esteatose (acúmulo de gordura no fígado), hepatite e cirrose.

Pâncreas

O abuso de álcool é a principal causa de pancreatite crônica em adultos, uma inflamação no pâncreas que pode provocar, entre outros sintomas, dor progressiva e gerar consequências graves à saúde.

Coração

A cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco) é um problema que ameaça usuários de álcool. Eles também ficam sujeitos a sofrer de hipertensão, aumento do colesterol e arritmias, entre outras patologias.

Estômago

O excesso de álcool pode causar inflamação no revestimento do estômago, levando a gastrites e úlceras.

Cérebro

Os distúrbios mentais e comportamentais causados pelo álcool são perceptíveis mesmo a curto prazo e o consumo excessivo pode afetar o sistema nervoso e aumentar os riscos de danos cerebrais e de deterioração cognitiva.

Sistema imunológico

Beber muito também pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável para doenças e aumentando o risco de infecções.

Câncer

Muitas pesquisas atribuem o alcoolismo como fator de risco para diversos tipos de câncer, incluindo câncer de boca, esôfago, fígado, intestino e mama. Quanto maior o tempo de exposição à bebida, maior o risco de desenvolver esses cânceres.

Como você pode ver, são diversos os danos que o abuso do consumo de álcool pode causar. Se você gosta de consumir bebidas alcoólicas, tome cuidado. Se você precisa de ajuda para combater o alcoolismo, então entre em contato através dos canais de atendimento das Clínicas De Recuperação Restituindo Sonhos. Nossa equipe terá imenso prazer em falar com você!

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica