Quem é Rafael Ilha? Conheça sua trajetória de superação

Quem é rafael ilha

Se você perguntar hoje, para algum jovem adulto que viveu a infância nos anos 80 e 90, sobre o grupo Polegar ou a música “Dá pra mim”,  se ele conhece? Ele provavelmente dirá que sim, que curtiu muito essa boyband ou pelo menos já ouviu falar. 

Em meio a gritos histéricos dos jovens do final dos anos 80, participação de programas infantis, participação de filmes, assim era a vida de Rafael Ilha, vocalista do grupo Polegar. E quem é Rafael Ilha? Neste artigo iremos lhe contar um pouco sobre a trajetória desse ídolo da garotada dos anos 80/90, sua história de superação e grande exemplo de reabilitação e luta contra a dependência química. 

Trajetória de sucesso

Rafael Ilha Alves Pereira começou a sua carreira muito cedo, participando de comerciais de TV e rapidamente ingressou no grupo Polegar, no qual se tornou sucesso rapidamente em todo o país. Popularizou canções como tijolinho, fogo do amor, dá pra mim, ando falando sozinho e ganhando diversas premiações, discos de ouro e platina. 

Na mesma época do grupo Polegar, Rafael Ilha fez uma participação no filme dos Trapalhões, Uma Escola Atrapalhada, com a participação de Didi, Dedé e os saudosos Mussum e Zacarias, do gênero comédia infanto juvenil. 

Logo após a saída do grupo Polegar, Rafael Ilha tornou-se apresentador do programa Casa Mágica na TV Record. Nesta época de transição da adolescência para a vida adulta houve o contato com o mundo das drogas. Começou a utilizar substâncias como cocaína, álcool, crack e outras substâncias. E assim começou seus problemas na sua vida pessoal e profissional. 

Rafael casou-se e teve um filho, do seu primeiro relacionamento e atualmente está casado e teve uma filha. 

Em 2014, em comemoração dos 25 anos do primeiro disco do grupo Polegar, Rafael Ilha voltou a cantar junto com os ex-integrantes do grupo, mas o projeto não seguiu em diante. Então em 2015 formou uma dupla com Alex Gil, no estilo Pop, Rock e Funk. 

Ainda no ano de 2015, juntamente com a apresentadora Sonia Abrão, lançou o seu livro biográfico intitulado “As Pedras no meu Caminho”, onde fala sobre sua trajetória, as sucessivas internações em clínicas de recuperação química, sua tentativa de suicídio e paixões.

No ano de 2017, Rafael participou juntamente com sua esposa Aline, da segunda temporada do reality show Power Couple Brasil, exibido na rede Record de televisão. Já em 2018, após algumas tentativas de participar do reality show, A Fazenda, sem sucesso nos anos anteriores, finalmente conseguiu participar e consagrou-se vencedor desta temporada, em dezembro de 2018. 

Como a dependência química afetou a vida de Rafael Ilha?

A Clínica Restituindo Sonhos tem uma vasta experiência em tratamento contra dependência química, e sabemos o quanto a dependência química pode afetar a vida de uma pessoa, seja no âmbito pessoal e profissional. O mesmo aconteceu com Rafael Ilha, as drogas começaram afetar sua vida profissional e pessoal.

A dependência química é considerada uma doença, conforme OMS (organização mundial da saúde), mas que pode ser tratada e controlada. As drogas agem diretamente no sistema nervoso, afetando o humor, o comportamento, os processos cognitivos e causando a dependência.

Rafael Ilha passou por essa experiência, tornando-se dependente e sofrendo com as consequências do uso excessivo de drogas. E neste âmbito sua vida pessoal e profissional foram afetadas. Mas a partir dos anos 2000, largou o vício após ser internado numa clínica de recuperação para dependentes químicos

Rafael Ilha ajudando pessoas a se livrarem das drogas

Com toda sua experiência e vivência no mundo das drogas, Rafael Ilha trabalhou voluntariamente numa clínica de recuperação química, gravou músicas gospel e hoje está voltando em ajudar pessoas que sofrem com a dependência química. 

Mas então quem é Rafael Ilha? Hoje segue como exemplo de luta, sucesso, uma história de vida que segue como exemplo de superação. Sabemos que realmente não é uma tarefa fácil se livrar da dependência química e todos os malefícios que essa doença pode causar numa pessoa.

Rafael Ilha sofreu com a dependência química, mesmo sendo uma pessoa que tinha privilégios, fama e dinheiro, foi também acorrentado com este mal e que lhe causou diversos problemas. Não importando o seu status na sociedade, mas sendo humano, sentiu na pele os malefícios da dependência química.

Hoje Rafael Ilha, reabilitado, com vasta experiência na sua vida, ajuda com seu conhecimento e experiências, outras pessoas que estão sofrendo com o vício de drogas. Viajando por várias regiões do Brasil, palestrando, apoiando a causa de clínicas de reabilitação, apoiando também a clínica Restituindo Sonhos, a levar a todos que estão sofrendo, uma palavra de conforto, motivação e experiência à todos que gostariam de se livrarem das amarras da dependência química. 

Se você sofre com o vício de substâncias químicas, talvez tenha perdido as esperanças quando tem recaídas e sente que realmente abandonar o vício seja algo quase impossível, saiba que isso não é verdade. Rafael Ilha teve provavelmente todos esses sentimentos e conseguiu ultrapassar todas essas barreiras.

No dia a dia também temos casos de pessoas comuns, que também conseguiram superar a dependência química. Mas o primeiro passo é reconhecer que precisa de ajuda e procurar meios e fontes confiáveis que realmente possam lhe levar ao caminho da reabilitação. 

Como buscar ajuda?

O primeiro passo é reconhecer que precisa de ajuda, não esperar que as coisas se agravem. A internação voluntária é um dos métodos mais eficientes, pois neste caso o paciente entende que realmente precisa de um tratamento para se livrar das drogas. 

Mas se você tem um familiar que sofre com a dependência química, não entende que precisa de ajuda e acaba se tornando um perigo para ele mesmo e para as outras pessoas, a internação involuntária seria a única maneira para ajudar o adicto à reabilitação. Lembrando que neste caso é necessário o consentimento da família e uma avaliação médica, para solicitar a remoção. 

A Clínica De Reabilitação Restituindo Sonhos abraça a causa e luta juntamente com diversas unidades do Brasil, tendo como missão a restituição da vida de nossos pacientes. Contamos com médicos, terapeutas, psicólogos, psiquiatras e equipe preparada em todas essas unidades parceiras. 

Nestas unidades realizam diversos métodos de tratamentos, atividades recreativas e palestrantes como o Rafael Ilha que luta juntamente com diversas clínicas, abraçando e apoiando a causa, na luta contra a dependência química.

Se você tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco, possuímos uma equipe humanizada e preparada para lhe atender e ajudar na luta contra a dependência química.

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica