WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Tratamento De Dependente Deve Considerar A Necessidade De Cada Indivíduo

A intervenção precoce é uma estratégica terapêutica que faz uso da detecção precoce do uso de drogas junto ao tratamento das pessoas que utilizam tais substâncias. Esta forma de tratamento é oferecida antes mesmo que o paciente se apresente por vontade própria ou que estejam cientes de que o uso dessas substâncias pode causar problemas.

É importante citar que há outras formas de tratamento do dependente químico que deve considerar a necessidade de cada indivíduo, como: a ambulatorial que o paciente não fica internado, mas é acompanhado por médicos e psicólogos onde no SUS é oferecido pelo CAPS-AD. Já o método de desintoxicação é quando o paciente fica internado em torno de dois meses no qual recebe os devidos cuidados para problemas secundários do vício, como por exemplo, infecções, havendo acompanhamento psicológico. Também se tem a comunidade terapêutica que é uma unidade que auxilia na decisão de como será a vida do dependente onde são estimulados por meio de tarefas a resgatar a sua autonomia, podendo restabelecer vínculos familiares perdidos. E por fim, há a moradia assistida sendo mais indicada para aquele usuário que não tem família, sendo uma espécie de república e a principal regra é abstinência, assim, os residentes tem responsabilidades de sair, trabalhar e manter o local limpo.

Existem inúmeros obstáculos para o tratamento de dependentes químicos, sendo muitas vezes, a falta de apoio da família que se encontram completamente desarticuladas mais um sistema público defasado que se encontra desaparelhado e com falta de profissionais adequados. Por isso, é tão importante analisar e avaliar a vida do usuário, pois nem todos se adequam aos programas de tratamentos anteriormente citados, ou seja, cada um possui sua particularidade bem como sua história de vida. É sabido que a dependência química reque um tratamento intenso, porque não é fácil curar os efeitos que as drogas causam no organismo do usuário e também na sua vida. A prioridade é desintoxicar, tratar e ajudar os dependentes químicos para que eles retornem ao convívio social normal. A dependência nesse caso deve ser vista como uma doença crônica e que necessita de uma atenção especial, necessitando de uma abordagem segura que vise a recuperação total da pessoa.

O vício é algo que atinge de forma global a saúde do indivíduo e sua vida também, o paciente necessita de tratamento que consiga atingir todas as suas necessidades e de uma intervenção personalizada que consiga abranger um conjunto de necessidades. Por vezes se tem dificuldade de encontrar um tratamento eficaz para dependentes químicos e tratamento para o alcoolismo, onde o dependente se vê sem apoio principalmente quando se tem um contexto familiar desarticulado. O sistema público brasileiro é bastante falho nesse quesito com pouca aparelhagem e estrutura necessário para realizar o tratamento correto. Cada dependente deve ter suas necessidades supridas passando por terapias e evoluindo gradativamente, passando por acompanhamento com o médico, psiquiatra e demais profissionais. Portanto, os pacientes necessitam de uma boa avaliação e assim irão ter sua cura e retornar ao convívio social normal.