WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(11) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(11) 97333-2909

Clique aqui e faça sua ligação

Você Sabe Como Funciona Uma Clínica De Recuperação?

Talvez, você já tenha ouvido falar sobre o assunto ou até conheça uma clínica de recuperação, mas não saiba exatamente como ela funciona.

Isso é muito normal. Fala sobre esse tema, e todos os outros que o envolvem, ainda pode ser algo muito raro e pouco explorado.

Mas, é fundamental que as pessoas entendam como funciona uma clínica de recuperação, e que apoiem essa causa de alguma forma.

Porém, para que haja o apoio, é necessário o conhecimento, não é mesmo?

Sendo assim, se você deseja conhecer melhor sobre o tema, continue com a leitura desse artigo e entenda mais sobre como funciona uma clínica de recuperação.

 

O que é uma clínica de recuperação?

Para falarmos sobre como funciona uma clínica de recuperação, é preciso compreendermos antes, o que é uma clínica de recuperação, de fato.

Então, vamos lá.

A clínica de recuperação é um lugar reservado para pessoas que apresentam algum tipo de dependência, seja ela química ou não.

É nela, que profissionais, como psiquiatras, psicólogos, médicos, terapeutas, e etc, podem dar atenção total aos pacientes, que precisam de ajuda para se recuperar do vício.

Através de atenção exclusiva e direcionada desses profissionais, os pacientes podem se sentir muito mais acolhidos e cuidados para darem início e continuidade ao tratamento.

Independentemente do grau de dependência, o tratamento oferecido através de uma clínica de recuperação pode ser extremamente eficiente.

 

A dependência química tem cura?

É possível, que ao falarmos sobre a necessidade de internação de um paciente dependente, você se pergunte se há cura para a dependência química.

A resposta é muito simples: existe sim, tratamentos eficazes para a dependência química, que são capazes de devolver ao paciente, a vida normal que o vício tirou.

Há anos atrás, afirmava-se que a dependência química era derivada de erros ou ações, que pessoas com doenças psiquiátricas realizavam. Ou ainda, que o vício poderia ser fruto de desvio da caráter.

Felizmente, com o tempo e a ciência, essa ideia foi sendo modificada, e hoje, já é possível afirmar que com a aceitação da família e da pessoa, o tratamento para a dependência química é possível.

E, a partir dos resultados positivos desse tratamento, também é possível recuperar uma vida saudável e livre.

Por isso, a grande importância de se obter conhecimento a respeito da necessidade de uma clínica de recuperação para a melhora da qualidade de vida das pessoas.

 

Como funciona a clínica de recuperação?

Antes de chegar ao tratamento através da clínica de recuperação, é preciso que haja a necessidade dele estar lá.

Existem casos, em que o próprio paciente reconhece a sua necessidade de ajuda, procura o tratamento ou pede auxílio da família, que vai em busca de uma clínica de recuperação.

Porém, na maioria dos casos, não é exatamente assim que ocorre a internação.

Quando o paciente se encontra em um estágio de necessidade de intervenção, a família acaba optando pela internação involuntária, que é permitida por lei.

Nesse caso específico, algumas clínicas escolhem se responsabilizar por buscar o paciente em casa, interna-lo e garantir todo o tratamento durante a internação.

Após dar entrada na internação (por escolha própria ou da família), o paciente pode passar por psicoterapia e medicação, mas nem todos apresentam essas necessidades específicas.

Existem casos, inclusive, em que não há necessidade nem de internação do paciente.

Cada um deve ser estudado de maneira individual pelos profissionais capacitados da clínica de recuperação, que dirão quais tratamentos deverão ser utilizados.

 

Tipos de tratamentos para dependentes químicos

Como você já sabe, não existe um tratamento específico para o dependente químico.

Cada clínica de recuperação adota suas próprias regras e métodos, mas de uma maneira geral, é possível falar sobre alguns tipos de tratamentos que podem ser abordados na maioria delas, como:

 

Tratamento do tipo interno

No tratamento interno, o paciente recebe cuidados diretamente na clínica, e de maneira integral. Todos os dias e a todo o momento.

Esse tratamento pode durar 1 mês ou até mais de 6 meses, a depender de cada caso e de cada desenvolvimento da situação de cada paciente.

Mas, no geral, esse tipo de tratamento mais longo ocorre através de ordens judiciais, que unem outros métodos, como a ressocialização, onde o paciente aprende a se comportar novamente em sociedade.

 

Tratamento do tipo externo

Com o tratamento externo, o paciente não apresenta necessidade de se manter internado na clínica de recuperação.

Nesse caso, ele apenas visita a clínica para receber todo o apoio psicológico que precisa, além de dividir sua experiência com outras pessoas que enfrentam a mesma situação através do A.A. (Alcóolicos Anônimos) e do N.A. (Narcóticos Anônimos).

E, além desse acompanhamento social, o paciente também passa por acompanhamento psicológico com o profissional da clínica.

Nessa opção, o paciente tem sua vida normal acontecendo, sem precisar dormir na clínica de recuperação, sendo esse o tratamento indicado para os casos considerados mais leves, ou para a pós internação.

 

Tratamento do tipo internação parcial

No tipo de tratamento de internação parcial, há a combinação entre os tipos de tratamento em meio interno e externo.

Ou seja, diferentemente do caso da internação externa, ele não passa o dia fora e só retorna para acompanhamento.

No caso de tratamento parcial, ele passa o dia inteiro na clínica de recuperação, recebendo todo o tratamento que necessita, mas pode sim, voltar para casa à noite para dormir.

Seu tratamento ocorre durante o horário comercial, sendo assim, das 8:00hrs às 18:00hrs.

 

Como escolher uma boa clínica de recuperação?

Para escolher a melhor clínica de recuperação para o tratamento de um dependente químico, é preciso procurar o máximo de informações possíveis sobre ela, levando em consideração informações, como:

 

  • Pergunte sempre como funciona o tratamento e como é a rotina dos pacientes
  • Pergunte sobre os profissionais, e se possível, tente conhecer alguns deles
  • Pesquise sobre a clínica em órgãos públicos e na internet
  • Pergunte sobre o processo pós internação

Conclusão

Compreendendo melhor sobre como funciona a dinâmica de uma clínica de recuperação, é possível identificar a necessidade de procurar o tratamento que ela oferece, caso necessário.

Além disso, quanto mais um assunto é falado e desenvolvido pelas pessoas, melhor ele é compreendido, e muitos mal entendidos passam a ser evitados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.