Como funciona a mente de um dependente químico?

Como funciona a mente de um dependente químico

Saber como funciona a mente de um dependente químico pode ser um pouco difícil, devido às diversas alterações que as drogas alteram em sua mente e comportamento. 

Neste artigo vamos realizar uma abordagem para entender os motivos que levam uma pessoa ao uso de drogas e quais as alternativas para se livrar da dependência química. 

Mas para entender como funciona a mente de um dependente químico, primeiro precisamos entender como funciona o mecanismo do vício e como funcionam as drogas. 

As drogas representam uma fonte de prazer temporário na mente do usuário que faz com que ele busque novamente por essa sensação. Devido a isso ocorre então o vício, porque ele fica dependente dessa sensação de satisfação. 

Como as drogas agem no corpo humano?

As drogas agem diretamente no sistema nervoso central de uma pessoa, atuam temporariamente nos neurônios afetando diretamente o humor e nos processos cognitivos. 

Essas alterações das drogas no sistema nervoso provoca no dependente químico a confusão mental, alucinações e dificuldades na fala. 

A princípio algumas drogas parecem ter um efeito positivo, por gerar aquela sensação de prazer e bem estar, felicidade, euforia e coragem. Por isso que pessoas que sofrem com algum problema social, psicológico ou emocional são mais suscetíveis ao vício de substâncias químicas, para aliviar alguma dor e fugir da realidade. 

Então para entender como funciona a mente de um dependente químico é importante entender quais os motivos que o levaram ao uso de drogas, analisar a raiz deste mal, para então realizar um tratamento adequado numa clínica de recuperação química

Mas o consumo excessivo expõe o corpo ao enfraquecimento, o que leva a contrair outras doenças. A toxicidade das substâncias químicas provocam alterações metabólicas e afetam a fisiologia natural dos órgãos. Sendo os mais afetados: o cérebro, coração, pulmão, rim e fígado.

Quais os efeitos negativos no comportamento de um dependente químico?

Os principais efeitos negativos no comportamento do usuário são a irritabilidade, perda de vínculos, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição.

E todos esses fatores são responsáveis por diversos problemas sociais e de relacionamento familiar e amigos. Sendo o motivo para diversas discussões, brigas e até violência. 

A inquietação para usar novamente as substâncias químicas podem o levar a tomar atitudes absurdas para conseguir adquirir as drogas. 

Um exemplo dramático que temos é a cracolândia na capital de São Paulo, onde diversos usuários de drogas ficam em aglomeração para conseguir satisfazer o seu vício. Trazendo consigo diversos problemas sociais e violência. 

Além de desenvolver em algumas pessoas a depressão, como pensamentos pessimistas, falta de motivação, falta de energia e tristeza profunda. E muitos acreditam que a utilização das drogas podem ajudar a sair desse sentimento, por isso buscam utilizar sempre as substâncias químicas. 

Outro problema grave que a dependência química desenvolve é a mania de perseguição ao dependente. Pois as drogas modificam as capacidades neurais e intensifica este sentimento de perseguição. Causando surtos, podendo ele ficar violento, ter delírios e alucinações. 

Como ajudar um dependente químico a se livrar das drogas?

Realmente são muitas questões e entender como funciona a mente de um dependente químico requer uma análise aprofundada.

Por essa razão a Clínica Restituindo Sonhos possui parcerias com diversas unidades que podem ajudar na reabilitação de um dependente químico. Em nossas unidades terapêuticas possui psicólogos, psiquiatras, terapeutas e uma equipe totalmente preparada para ajudar o adicto a encontrar a sua reabilitação. 

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que sofre com a dependência química não deixe de entrar em contato conosco, estamos disponíveis 24 horas por dia.

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica