Como convencer um alcoólatra a se tratar?

Restituindo-Sonhos-Como-convencer-um-alcoólatra-a-se-tratar-700x400

Depois da pandemia a saúde mental do brasileiro tem indo de mal a pior, com a ansiedade em níveis extremos é comum que pessoas usem da bebida alcoólica como fuga da realidade ou como apoio em momentos difíceis. Além do mais, como se trata de algo lícito pode ser um empecilho em como convencer um alcoólatra a se tratar.

Por isso, com essa matéria das Clínicas Restituindo Sonhos você pode conferir como ajudar seu familiar alcoólatra com passos simples mas eficazes. Além do mais, refletir sobre formas de tratamento alternativas mas incisivas como as clínicas, é um meio de ajudar quem precisa de modo a transformar a vida dessa pessoa, confira.

O Brasil está bebendo mais

A Organização Mundial da Saúde confirmou o que já era esperado, os brasileiros estão bebendo mais que o normal e quem está pagando os prejuízos desta conta é o SUS. Por mais que haja uma infinidade de bebidas disponíveis no mercado e mesmo assim o país ocupando o pódio de 68º na bebida, o brasileiro bebe 8,7 litros de álcool puro por pessoa a cada ano, estando acima da média global de 6,2 litros.

O objetivo do levantamento é alertar sobre os perigos do consumo abusivo do álcool, não apenas relacionado aos acidentes de trânsito como muitos pensam, mas nos problemas de saúde ao longo prazo em decorrência do desenvolvimento da dependência alcoólica, o alcoolismo.

Como saber se uma pessoa é alcoólatra?

Antes de convencer um alcoólatra a se tratar, precisamos identificar se uma pessoa está abusando da bebida ou se tornando dependente dela. Existem alguns sinais que o indivíduo pode apresentar quando está se viciando em álcool, sendo eles:

  • beber muito quando está desapontado ou quando estressado e contrariado;

  • usar da bebida como válvula de escape do estresse do dia-a-dia;

  • não ser capaz de recordar do que aconteceu depois de beber muito;

  • conseguir beber cada vez mais por conta da tolerância;

  • beber escondido ou mentir que não está bebendo para evitar conflitos;

  • sentir-se frustrado quando vai à algum lugar onde não há bebidas alcoólicas;

  • brigar com familiares e amigos que pedem para que a pessoa pare de beber.

Lembrando que cada indivíduo é único, mas se a pessoa apresenta esses sinais já há algum tempo, provavelmente está se tornando um dependente alcoólico e assim como na dependência de drogas, necessita que a família realize uma intervenção sobre o assunto para prover tratamento.

Por que largar da bebida é difícil?

Mais de 80% dos adultos no país consomem bebidas alcoólicas e quase 30% deles podem evoluir para um quadro de alcoolismo. Mas porque essas pessoas não conseguem parar de beber mesmo quando estão se aproximando cada vez mais de se tornarem dependentes. Existem duas questões pertinentes que devemos debater:

  1. O álcool é lícito

A licitude da bebida não delimita o perigo de consumo. Quando uma pessoa usa droga, ela comete um crime para poder realizar o uso, o de ir na biqueira comprar e portar. Há todo um sigilo perante essa situação porque as drogas são mal vistas pela sociedade. Contudo, o álcool é liberado, livre e lícito. Então, por mais que a pessoa se prejudique , ela não comete um crime ao ir na padaria e pedir um corote.

  1. Muitos utilizam a bebida como válvula de escape

Fugir dos problemas através da bebida é comum. Muitos quando convencem um alcoólatra a se tratar e que acompanham a reabilitação se deparam com a frase “eu bebo pra esquecer” ou “eu bebo pra relaxar”. Isso existe em nossa sociedade há séculos, só que com as pessoas mais ansiosas e depressivas, usar a bebida como um amuleto está sendo cada vez mais comum.

Como convencer um alcoólatra a se cuidar?

O primeiro passo para convencer um alcoólatra a se tratar é o diálogo e demonstrar que a pessoa precisa se cuidar e se valorizar. Não tente acusá-la, mas sim respeitá-la. Demonstrar importância, cuidado, carinho, amor, afeto e consideração são formas de demonstrar apreço, respeito e abrir o canal do diálogo. Além do mais, ao fazer isso, não faça na frente das pessoas, mas em um lugar reservado só você e a pessoa, porque a intenção primeiramente é ouví-la e depois replicar incitando a recuperação.

Alcoolismo na família: passos que vão te ajudar

Como citamos acima, o mais importante é começar a traçar um projeto para incitar o tratamento. No portal Alcoolismo encontramos uma série de dicas que podem ajudar você a prover cuidados para quem precisa de uma maneira rápida e eficiente, siga-os.

  1. Converse com a pessoa;

  2. Demonstre amor;

  3. Deixe a pessoa se abrir;

  4. Mencione as consequências;

  5. Seja pulso firme e dê um basta nas desculpas;

  6. Leve a pessoa em um profissional;

  7. Avalie o quadro;

  8. Promova o tratamento;

Caso você tenha levado a pessoa para realizar o tratamento em conjunto com o médico e a mesma está tomando medicações e recaindo na bebida, isso pode ser um sinal vermelho de que o tratamento não está indo bem. Algumas pessoas precisam realizar o recurso terapêutico em uma unidade de tratamento intensivo, como clínicas de recuperação, CT ‘s ou até mesmo hospitais psiquiátricos.

 Clínica Restituindo Sonhos no tratamento de dependentes do álcool

Com mais de 10 anos no mercado, as Clínicas Restituindo Sonhos, é uma clínica especializada no tratamento de dependentes químicos e alcoólatras. Possuímos resultados comprovados de pacientes recuperados em todos os sentidos, sendo referência nacional no combate e reabilitação da dependência química. Com uma organização especializada no direcionamento e auxílio para internações e tratamentos, ajudando familiares e dependentes.

Estamos presentes em várias cidades do Brasil, atendendo o público masculino, feminino, idosos, adolescentes, com base no direcionamento em mudanças comportamentais, emocionais, espirituais e físicas. Os tratamentos podem ser de internações voluntárias, involuntárias, compulsória e intensiva.

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica