Internações Involuntárias

As internações involuntárias, como o próprio nome diz, são internações realizadas sem o consentimento do paciente.

As internações involuntárias são autorizadas por médicos especializados e pelo o consentimento da família. Elas são necessárias quando o paciente perde o controle sobre si mesmo, podendo atentar contra a sua vida ou de terceiros.

Existe diversos tipo de vícios e a Clinica Restituindo Sonhos realiza tratamentos para a dependência química e alcoólica. Dependendo do grau do vício e do produto que o dependente ingere é necessária a internação pelo método involuntário, visto que o dependente não tem condições de decidir sobre sua própria integridade.

Como sabemos, os vícios são causadores de diversos problemas de saúde, causando até a morte. Dentre deles, segue algumas doenças que podem surgir:

• Distúrbios Mentais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Endocardite infecciosa;
  • Enfisema Pulmonar;
  • Insuficiência renal e hepática;
  • Desnutrição;
  • Comprometimento Cerebral;
  • Cirrose;

Qual o processo para a internação Involuntária?

Para o procedimento da internação Involuntária, a família precisa primeiramente encontrar uma clínica especializa para o tratamento de dependentes químicos ou alcoólatras. Depois desse passo é necessária uma avaliação de um médico especializado para solicitar a internação Involuntária.

Há uma equipe médica especializada e treinada para a remoção e condução do dependente a uma clínica mais próxima para a internação.

Caso o paciente não tenha família, basta apenas a solicitação do médico para autorizar a internação involuntária.

Essa ação é de extrema importância quando a gravidade da dependência começa afetar o convívio social e principalmente a saúde do paciente. Claro que a internação voluntária é mais adequada, pois o dependente reconhece o seu vício e busca por livre espontânea vontade buscar o tratamento.

Qual o momento para solicitar a internação involuntária?

O momento para solicitar a internação é quando o dependente corre risco de vida. Esses tipos de internação ainda geram um pouco de espanto, visto que o paciente é obrigado a ser internado sem a sua vontade, tirando a liberdade do cidadão. Mas em contrapartida é a única maneira de resgatar a sua vida e restituir à sociedade e a sua família.

Tanto a dependência química, quanto o alcoolismo são consideradas doenças crônicas, conforme o relatório da organização mundial da saúde (OMS). Sendo uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser controlada e tratada para o paciente poder desfrutar de uma vida saudável e feliz.

Outra situação que pode ser agravante e necessária à internação involuntária, é quando o dependente começa a ser uma ameaça para vida de outras pessoas. Dependente do estado mental, os transtornos decorridos pelo vício, alguns viciados podem atentar contra a vida de familiares e inocentes. O vício pode causa danos cerebrais que dificultam discernir entre o certo e errado, causando consequências graves e irremediáveis.

Sabemos que é uma situação de dor para alguns familiares recorrer esta ação. Nós da Clínica Restituindo Sonhos possuímos uma equipe especializa com médicos e terapeutas prontos para tanto ajudar na recuperação do dependente, quanto para a família, que sofre nessas circunstâncias. Mas dependendo do caso é de extrema importância a família solicitar a internação e ter a esperança de receber seu querido parente de volta no seio familiar recuperado e feliz, pois esta é a meta de nossa clínica e objetivo.

Se você possui dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco, estamos prontos para lhe ajudar.

Guia Clínicas De Recuperação

Possuímos diversas unidades em todo o Brasil, você pode encontrar um guia clínicas de recuperação. Encontre sua clínica de recuperação aqui!

Junho Branco

Dia Internacional de Combate às Drogas (Dia internacional Contra o Abuso de Tráfico Ilícito de Drogas) é celebrado mundialmente no dia 26/06.

Como ajudar um dependente químico que recaiu?

Para poder ajudar uma pessoa que sofre da dependência química têm de se olhar o processo de recaída dela no geral. Mas como ajudar um dependentes que recaiu?

O que acontece dentro de uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

O que acontece dentro de uma clínica de recuperação normalmente se adere uma rotina pré-estabelecida onde o paciente deverá cumprir.