Opiáceos e opióides

O que são os Opiáceos e Opioides?

Os Opiáceos e Opioides são drogas que possuem atuação similar, por consistirem produtos sintéticos, mas com estruturas químicas diferentes, causando a dependência química. Os Opiáceos, por sua vez, são substancia químicas presentes na papoula, reage como analgésica e depressora do sistema nervoso central. Os Opioides, mesmo com a estrutura química diferente, possuem os mesmos efeitos dos Opiáceos.  Mas o que são os Opiáceos e Opioides?

Essas drogas são comercializadas apenas com receita médica, prescritas para tratar a dor. Mesmo sendo muito úteis para o tratamento de certas dores, eles tem um grande risco de causar a dependência química e física. Então uma pessoa que deixa de utilizar essas drogas sofre com a abstinência, causando efeitos colaterais e podem levar certo tempo para o corpo se habituar novamente com a ausência deles.

Geralmente quando pensamos em dependência química, nos remetemos ao uso excessivo de drogas comumente conhecidas como: maconha, ecstasy, cocaína, entre outros. Mas existem também as drogas que são receitadas por médicos e possuem papel fundamental para cura de certos problemas físicos, mas devem ser utilizadas conforme prescrição médica.

Infelizmente existe a venda ilegal e desmedido dos Opiáceos e Opioides, causando o vício de alguns pacientes, que acreditam ser a única solução para o alívio de suas dores, mas na verdade se encontram no ciclo do vício dessas substâncias.

A Clínica Restituindo Sonhos reconhece o problema causado pelos Opiáceos e Opioides, sabemos que o Brasil está passando por um aumento excessivo de pacientes que estão consumindo essas drogas, principalmente os Opioides.

A Fiocruz trouxe a tona essa realidade, seu relatório diz que 4,4 milhões de pessoas já fizeram o uso ilegal dessas drogas, isto é, sem  a indicação devida de um médico, sendo que esse numero corresponde a 2,9% da população e é três vezes maior que o uso de crack.

Os ópios também causaram muitos problemas nos EUA, com um vício e uso alarmante dessas substâncias, onde havia muitos médicos envolvidos em colaboração com farmácias, pois qualquer torção no pé, por exemplo, era motivo de receitar esse tipo de medicamento.

Essas substâncias, além do vício podem causa a morte de pacientes, o caso mais famoso é do ator Health Ledger, cuja autópsia acusou o uso de Opioides.

Os sintomas de abstinência de Opiáceos são:

• Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Corrimento nasal;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Suores frios e quentes;
  • Arrepios;
  • Bocejos;
  • Dores musculares;
  • Cólicas abdominais;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;

Como funciona o tratamento contra o vício de Opiáceos e Opioides?

O tratamento contra a abstinência do uso de Opiáceos e Opioides é difícil, mas possíveis de curar, pois os pacientes podem insistir em usar essas drogas, em suas casas, para aliviar os sintomas que sentem, como as dores por exemplo. Mas o tratamento adequado com médicos especializados tem uma grande chance de sucesso e reduz o risco de complicações.

Os medicamentos a base de ópio podem ser substituídos por outros medicamentos e antidrogas, prescrito por médicos especializados. A Clínica Restituindo Sonhos possui clínicas e profissionais especializados para estes tipos de tratamento. Se você possui dúvidas, entre em contato conosco e saiba como funcionam nossos tratamentos.

Clínicas de Reabilitação

Clínicas Restituindo Sonhos proporcionamos além de um excelente tratamento para a dependência química, possuímos as melhores clínicas de reabilitação.

Clinica de Recuperação

O tratamento da dependência química em clínicas de recuperação é algo transformador e maravilhosos. Conheça nossa clínica e tratamentos aqui!

Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos

O tratamento da doença do comportamento adictivo em clínica de recuperação para dependentes químicos é importante mas além de desmistificado...

Como Ajudar um Adicto Em Recuperação?

Como ajudar um adicto em recuperação efetivamente? Com conversa, quebra de taboos, paradigmas e convicção efetiva de ambas as partes.