O quê é a Dependência do Crack

 

O quê é a Dependência do Crack

O crack é uma substância derivada da viação que surgiu para popularizar está droga .

Surgiu nos grandes centros dos Estados unidos em 1984 na década de 90 chegou ao Brasil e rapidamente se popularizou ao serem acesas as pedras emitem um som característico daí o nome CRACK !

 

Efeitos do Crack

O Crack é fumado e rapidamente atinge o sistema nervoso central seu efeitos começam de 10 a 15 segundos e dura por cerca de 5 minutos esse rápido inicio e término do efeito faz com que o usuário tenda a repetir várias e várias vezes o uso .

Logo após os efeitos acabarem o usuário sente uma forte depressão, angústia e fissura o que leva a ele imediatamente a ter um forte desejo de consumir mais droga ,quanto mais rápido o início de ação de uma substância e mais rápido o término dele maior o poder viciante desta substância ,no caso do Crack esses efeitos são muito rápidos .

 

*Quais são esses efeitos*

O Crack é uma droga estimulante do sistema nervoso central e seus efeitos são:

  • Excitação
  • Aumento de energia
  • E um aumento do estado de   alerta
  • Intensa sensação de prazer
  • Euforia
  • Autoconfiança
  • E uma grande sensação de poder

Alterações da senso percepção.

Exemplo:

Ter a sensação de estar sendo vigiado ou perseguido o que é chamado popularmente de paranóia ou mesmo nóia .

Alucinações auditivas que são : Ouvir vozes ou baralhos que não existem.

 

*Efeitos do Crack a Longo Prazo*

Após alguma vezes que moram indivíduo faz o uso da substância ele se torna depende dela e quando não está em uso senti uma forte depressão ,apatia e angústia o que leva a ele ter uma forte fissura pra usar mais droga.

E no caso do Crack essa fissura é avassaladora o aumento do metabólismo e da atividade associada a falta de apetite leva o indivíduo a um rápida emagrecimento muitas vezes levando um caso de desnutrição.

Problemas respiratórios como tosse ,falta de ar ,dor no peito são muito frequentes , pois a droga é fumada em altas temperaturas e em muitas vezes em condições de higiene precárias  associado a queda de imunidade que o  paciente tem isso pode levar a contrair doenças infecciosas do pulmão .

Exemplos :

Tuberculose, pneumonia.

Outras doenças infecciosas também podem aparecer o crack diminui a imunidade desta pessoa e essa pessoa fica mais suscetível a ter várias infracções .

Doenças sexualmente transmissíveis são muito frequentes pois é comum ter relações sexuais sem prevenção adequada sob o efeito do Crack.

O Crack agride o cérebro da pessoa pode levar até varias complicações neuropsiquiatrica , como psicose, depressão, convulsões e prejuízos cognitivos  ou seja relacionados a atenção memória e capacidade de organização

Como o Crack interfere em como o indivíduo processam os neurotransmissores o corpo vai se acostumando e o indivíduo vai precisando cada vez mais e mais droga para se sentir apenas normal .

Com o passar do tempo toda a energia da vida daquela pessoa está focada apenas no uso do Crack e os seus pensamentos apenas voltados em como conseguir mais droga, com isso os dependentes de Crack perdem o interesse em outras áreas da vida , como cuidados pessoais e até mesmo alimentação.

Quando o efeito da droga passa o usuário sente uma forte depressão e angústia e faz que ele possa fazer qualquer coisa pra conseguir mais substância a vezes a angústia o desespero é tão grande e intenso que a pessoa comete o suicídio.

Como podemos perceber que estamos diante de uma droga extremamente potente  e que causa danos graves a saúde do indivíduo, trata se tarde se um problema de saúde pública e social muitas vezes o usuário perde as sua capacidade gerir a própria vida e isso requer que seja tomado uma atitude de uma equipe de saúde junto v a família do paciente para leva lo para internação involuntária.

Porém a muitos mitos em relação a está doença não é verdade que o crack não tem tratamento que um usuário será sempre um usuário .

Alguns precisariam de acompanhamento psicológico de enfermagem outros precisaram de medicamentos e de um tratamento psiquiátrico especializado .