WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

Atendimento Domiciliar para Dependentes Químicos e Alcoólicos

Atendimento Domiciliar para Dependentes Químicos e Alcoólicos

As Clínicas Restituindo Sonhos está com uma grande novidade! Programa de atendimento domiciliar para dependentes químicos e alcoólicos.

Os atendimentos são realizados em suas próprias casas, sem a necessidade de internação em clínicas para dependentes. Com uma equipe especializada de psicólogos e terapeutas, totalmente qualificada para atender tanto o dependente químico quanto aos familiares, que precisam de uma orientação adequada, para decidir qual o melhor tratamento para o paciente.

A internação domiciliar é uma alternativa no tratamento da dependência química, no qual o paciente permanece em sua casa recebendo uma intervenção articulada junto a sua família e com todos os mesmos métodos de atendimento recebido nas clínicas, com os profissionais especializados e treinados para este tipo de abordagem.

Esse tipo de atendimento em casa para dependentes químicos e alcoólicos, desenvolvido pelas Clínicas Restituindo Sonhos, possuem diversas vantagens, vamos enumerar algumas:

  1. Confiança transmitida pelos nossos profissionais pelo atendimento à domiciliar. A família será amparada em todos os aspectos e estará presente no acompanhamento do atendimento ao dependente.
  2. Análise do estado físico e mental do dependente, visando se há necessidade de uma internação em uma clínica especializada, ou manter o paciente em sua residência, sem que seja necessário se ausentarem de seu convívio com a família.
  3. Os dependentes são atendidos, orientados e acompanhados de forma profissional e com a mesma qualidade recebida pelos dependentes internos nas clínicas terapêuticas Restituindo Sonhos.
  4. O tratamento é realizado por meio de seções terapêuticas em suas residências, com durações determinadas, conforme as necessidades de cada dependente.
  5. Locomoção: Não há necessidade de locomoção de pacientes para as clínicas, viagens em cidades que possuam clínicas especializadas, reduzindo os gastos monetários e tempo do dependente e familiar.

Os profissionais que realizam os atendimentos domiciliar estão preparados para atender diversas pessoas envolvidas com vícios de drogas e diversas substâncias químicas. Sabemos que o vício é um problema de saúde pública de maior importância. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2004, cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo mundo, consomem abusivamente substâncias químicas independente da idade.

No Brasil, esse problema é avaliado de acordo com a frequência de internações em clínicas para dependentes químicos e pesquisas realizadas no meio estudantil. As internações por uso de álcool foi o principal causador de transtornos mentais no fim dos anos 80 até 1999. Em 2005 houve um aumento de 4,7% para 15,5%, na proporção de internações provocadas pala dependência de outras drogas. E segundo o Ministério da Saúde, os problemas relacionados as queixas psíquicas são a segunda causa mais frequente de procura por atendimento e acolhimento a atenção básica.

A dependência não exclui pessoas pela idade, sexo, poder aquisitivo e nível de instrução. É de extrema necessidade, verificando o estado mental e físico do paciente, recorrer ao um atendimento especializado. Os atendimentos realizados em suas residências é o primeiro passo que a família ou até o mesmo o dependente precisa solicitar. Através do primeiro contato com profissionais especializados, será possível prever a necessidade de uma internação mais adequada ao dependente, sejam elas em casa ou numa clínica especializada.

No primeiro contato com o profissional, na visita ao dependente em sua residência, ele será capaz de conhecer a história atual do paciente, o uso de substâncias psicoativas, padrão de consumo da substância e estando ciente dos problemas relacionados ao uso, pode realizar o atendimento com acolhimento e breve sensibilização dos profissionais adequados.

O profissional também será capaz de realizar uma terapia, juntamente com os familiares, pois muitas vezes estes estão agoniados, vendo um parente ou companheiro sofrer com o mal da dependência química. Os terapeutas criam um espaço onde se procura partilhar experiências de vidas e sabedorias de forma articulada e circular, para os familiares serem terapeutas de si mesmo e ter as habilidades necessárias para suportar o peso de ver um parente sofrendo com a dependência química e serem capazes de ajudarem o dependente a se livrar dos vícios.

Neste espaço, o terapeuta é capaz, por meio de diálogos, reconhecer os problemas da família e os problemas relacionados ao uso de substâncias químicas, bem como realizar o recolhimento e breve sensibilização, pelos problemas relatados, pelo confronto relatado pelo usuário e a sua associação com o uso de produtos químicos, álcool e drogas.

Com todas as informações acolhidas, neste sentido, pode se verificar que a dependência química, não seja apenas o problema do usuário, mas sim que afeta a todos, o usuário, a família, a sociedade, amigos, ou seja, uma visão ampla do problema, considerando diversos desdobramentos, como problemas econômicos, políticos, socioculturais, psicológicos e de convivência.

O profissional, no atendimento residencial para o dependente químico, pode lhe proporcionar o tratamento de atenção primária, garantir acesso a medicamentos, prestar atenção aos comportamentos, fornecer educação em saúde para o paciente, envolver comunidades, familiares e usuários monitorizando a saúde mental e estabelecer programas específicos com práticas que são obrigatoriamente contempladas para a atenção a recuperação do paciente, sendo uma perspectiva ampliada para saúde pública.

Tratamento da dependência química residencial

Todos nós, das Clínicas Restituindo Sonhos e a nossa equipe, temos como principal objetivo a recuperação e a integração do usuário de drogas ao convívio da família e integração do indivíduo à sociedade. Independente do tratamento da dependência química residencial ou numa clínica especializada. Nós reconhecemos a existência de uma população que sofre com a dependência química e alcoólica, que necessitam de atendimento especializado. Nosso programa tem como principal objetivo facilitar o atendimento a essas pessoas. As Clínicas Restituindo Sonhos espera sempre poder ajudar as famílias que precisam de esse apoio, que sofrem com o seu parente dependente e principalmente não mede esforços em recupera-los.

Contudo, se você possui um parente ou amigo que está sofrendo com vícios, não hesite em entrar em contato conosco. Nosso Programa de Atendimento Domiciliar para Dependentes Químicos e Alcoólicos, foi desenvolvida principalmente para você que busca ajuda, solicite um atendimento em casa, você pode ligar para nossa equipe, através dos telefones: (11) 94277-1870 ou WhatsApp (11) 97333-2909. Também poderá solicitar atendimento preenchendo nossos formulários de contato

Blog

Dicas e Informações
Guia Clínicas De Recuperação

Possuímos diversas unidades em todo o Brasil, você pode encontrar um guia clínicas de recuperação. Encontre sua clínica de recuperação aqui!

Junho Branco

Dia Internacional de Combate às Drogas (Dia internacional Contra o Abuso de Tráfico Ilícito de Drogas) é celebrado mundialmente no dia 26/06.

Como ajudar um dependente químico que recaiu?

Para poder ajudar uma pessoa que sofre da dependência química têm de se olhar o processo de recaída dela no geral. Mas como ajudar um dependentes que recaiu?

O que acontece dentro de uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

O que acontece dentro de uma clínica de recuperação normalmente se adere uma rotina pré-estabelecida onde o paciente deverá cumprir.

Central de Atendimento - (11) 97333-2909

Se você ou familiar está enfrentando problemas com dependência química, entre em contato com nossa equipe, estaremos prontos para te ajudar. Você poderá também agendar uma visita em nossa clínica, solicite um agendamento!