WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

WhatsApp

(011) 97333-2909

Unidades em todo o Brasil

Resgate 24 horas

(011) 99006-4900

Clique aqui e faça sua ligação

O Que É Moradia Assistida Para Dependentes Químicos?

A dependência química é uma doença crônica, conforme a OMS – Organização mundial da saúde e atingi milhões de pessoas em todo o mundo. Pessoas que sofrem com a dependência química precisam encontrar clínicas especializadas, que ofereçam o tratamento adequado ao seu tipo de vício e desintoxicação. Mas além de clínicas para tratamento, a Clínica Restituindo Sonhos possuem outra modalidade, denominada como moradias assistidas. Mas o que é Moradia Assistida para dependentes químicos?

As moradias assistidas, nada mais é que um tipo de residência inclusiva, ou seja, oferece um acolhimento pela instituição. Não seria uma clínica como um local de tratamento, mas sim uma moradia para pessoas que não possuem condições financeiras e que são adaptadas às necessidades especiais. Também possui uma equipe de profissionais especializados multidisciplinar que oferece atendimento aos pacientes.

Este tipo de moradia surgiu na década de 60, principalmente nos EUA, a partir de grupos que trabalhavam em hospitais psiquiátricos e buscavam uma maneira diferente de tratar seus pacientes. Ele é muito vantajoso, pois integra novamente o paciente a sociedade, aproximando as famílias, podendo andar ao ar livre e facilitando o tratamento por sentirem-se em casa.

Este tipo de sistema ajuda o paciente aliviar o isolamento social, aliviando alguns transtornos mentais, desmistificando o modelo em que o paciente ou o dependente é visto pela sociedade como um doente. As moradias assistidas são apresentadas como uma casa, tendo utensílios domésticos, móveis e o conforto de um lar. Também tem a possibilidade fazer com que os integrantes se conheçam melhor e possam conviver dentro de uma sociedade urbana, com vizinhos, igrejas e comércios.

As moradias assistidas tem uma quantidade média de pessoas que convivem dentro delas, em torno de 10 a 15 pessoas. E estas moradias geralmente estão localizadas próximas a departamentos de psiquiatria ou unidades de saúde. Sua administração fica a cuidados de uma equipe variada, entre médicos, enfermeiros, terapeutas e consultores.

Este modelo busca abandonar aquela imagem que, por exemplo, todos tinham dos abrigos, com condições precárias e problemas de abandono. As moradias assistidas oferecem condições dignas de abrigo, trazendo um ambiente de convivência saudável e próxima entre os moradores.

Para dependentes químicos e alcoólatras, as moradias assistidas têm como objetivo promover uma rede social de apoio a esses pacientes, que se beneficiam com suporte estruturas num tratamento de atmosfera de sobriedade.

As moradias assistidas possuem também diversos programas para seus moradores, que incluem algumas formas de tratamento que devem ser seguidas, no qual ajudam em melhores respostas em produtividade e a diminuição dos usos de substâncias ilícitas.

A Clínica Restituindo Sonhos possui diversos programas e métodos que visa o tratamento eficaz do dependente químico, como atendimentos domiciliar, vagas semi social para pacientes com baixa renda, oferecendo até 50 % de desconto em algumas internações e as moradias assistidas.

Se você possui dúvidas, entre em contato com a nossa equipe. Contamos com médicos, terapeutas, psicólogos, psiquiatras e equipe multidisciplinar qualificados no atendimento ao dependente químico ou alcoólatra. Nosso objetivo é restituir vidas, reintegrando o dependente novamente à sociedade e família.