Como funcionam os CAPS São Paulo?

CAPS SÃO PAULO

Os centros de atenção psicossocial (CAPS), são unidades de tratamento de saúde mental e reinserção social de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. Estes locais oferecem tratamento adequado composta por equipe de médicos, psicólogos e psiquiatras especializados. 

Os CAPS em São Paulo trabalham de portas abertas sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio, recebendo também pacientes para tratamento mental devido a danos causados por álcool e drogas, sendo 32 unidades em todo o estado nesta especialidade. 

O CAPS também é eficaz para lidar com situações de crise, estados agudos de dependência química e sofrimento psíquico intenso. A internação só é indicada quando esgotadas todas as opções terapêuticas disponíveis no CAPS.

No CAPS III, em casos mais agudos e graves os pacientes podem permanecer internados por até 15 dias, com vagas de acolhimento integral.  Existem também as unidades de acolhimento (UA), que servem como moradia provisória destinadas aos usuários que estejam em tratamento e que estão sofrendo com conflitos familiares, de risco ou vulnerabilidade em seus locais de moradia. 

CAPS São Paulo são direcionados a pacientes que precisam de atendimento de reabilitação, assim como as clínicas de recuperação química, tem o papel fundamental na recuperação de adictos que sofrem com a dependência alcoólica e química.

Qual a importância do tratamento para o dependente químico?

caps São Paulo

Bom, para a gente entender a importância do tratamento para o dependente químico, seja ela numa unidade do CAPS São Paulo, ou numa clínica de reabilitação química, precisamos saber que se trata de uma doença e como a dependência química reage no organismo. 

Considerada como uma doença crônica pela OMS (organização mundial da Saúde), a dependência química consiste na relação que uma pessoa tem com as drogas e na forma como usa determinado tipo de substância. Se essa pessoa desenvolve comportamentos impulsivos para aliviar os sentimentos em sua vida, o desenvolvimento de um vício pode ocorrer e afetá-la em geral.

São diversos fatores que podem levar uma pessoa ao vício, seja por problemas sociais, financeiros, psicológicos, genéticos ou depressão. Tanto que para o tratamento ser eficaz, é preciso conhecer quais os motivos que levaram a pessoa ao uso de substâncias químicas.

Quando o adicto ingressa no tratamento numa unidade terapêutica, é avaliada de maneira geral, para iniciar o tratamento de forma adequada. Verifica os tais fatores que o levaram a dependência química, quais os tipos de substâncias ingeridas e seu estado físico e mental. 

Não há uma única alternativa para o tratamento da dependência química, podendo variar de acordo com a condição clínica do adicto. O tratamento geralmente começa com redução de danos, quando a pessoa não aceita a ajuda inicial e depois os profissionais de saúde ajudam com medidas para diminuir os danos causados pela dependência química.

É de extrema importância o tratamento para o dependente químico logo no início do uso de substâncias químicas, para evitar diversos danos físicos e mentais. Tanto que no CAPS São Paulo, onde são realizados os tratamentos de transtornos mentais, diversos casos de pacientes são relacionados ao uso abusivo de drogas e álcool. 

Nós das Clínicas De Recuperação Restituindo Sonhos acreditamos que um tratamento especializado, seja elas numa clínica de recuperação química ou em alguma unidade do CAPS em São Paulo, são de extrema importância para trazer ao paciente uma vida saudável e feliz juntamente com seus familiares e amigos. 

Quais são os métodos de tratamento?

O tratamento terapêutico numa clínica de recuperação química envolve profissionais especializados que avaliam o paciente para determinar um tratamento de acordo com suas necessidades. O tratamento envolve humanidade e empatia, sendo personalizado.

Um dos tratamentos é a desintoxicação, esta é a fase inicial de todos os tipos de tratamento da toxicodependência. Consiste em tomar doses cada vez menores da substância que causa dependência até que o organismo se acostume a viver sem ela.

Nesta fase, os sintomas de abstinência são comuns e o comportamento do viciado muda temporariamente. Devido à falta de substância, ele pode se tornar mais impaciente e irritado.

Por ser um processo extenuante, tanto física quanto mentalmente, o acompanhamento médico é essencial. Outras formas de terapia também podem ser usadas em paralelo para reduzir a instabilidade emocional do paciente. A desintoxicação leva cerca de 20 a 45 dias.

Outro método de tratamento é a psicoterapia, além de apoiar a estabilidade emocional do paciente, a psicoterapia fornece orientações para ajudar o paciente a evitar comportamentos que o coloque em risco tanto para ele, quanto para outras pessoas. 

Medicamentos também podem formar o tratamento para os adictos. Eles são selecionados pela equipe de médicos e psicólogos especializados. 

Como solicitar a internação de dependente químico?

No CAPS São Paulo você poderá ir a qualquer momento solicitar atendimento nas unidades especializadas de tratamento contra a dependência química. 

Na cidade de São Paulo você poderá encontrar diversas unidades do CAPs, clique aqui e verifique todas as unidades disponíveis. Também possui unidades em diversas cidades do Brasil. 

Você também pode solicitar atendimento para a nossa equipe das Clínicas Restituindo Sonhos. Temos uma equipe de profissionais dedicados para ajudar nossos pacientes. Dentre tais profissionais podemos citar médicos, psicólogos e terapeutas. Contamos também com funcionários em diversas áreas preparados para melhor atender cada paciente. 

A metodologia que utilizamos na clínica é completa e constantemente atualizada, sempre visando os princípios e valores, respeitando cada indivíduo e suas crenças.

Se você tem um filho ou parente que precisa de ajuda, não hesite em falar com nossa equipe. Nossa equipe de atendimento é totalmente preparada e especializada na orientação para internação voluntária ou involuntária. Temos também serviço de resgate e internação 24 horas.

As Clínicas De Recuperação Restituindo Sonhos estão preparadas para melhor servir, procurando primeiro fortalecer a família com ajuda devidamente especializada e dando todo o apoio para ajudar o ente querido a sair da dependência química ou alcoólica. Entre em contato e obtenha o suporte que você precisa.

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica