Como se livrar da dependência emocional?

Como se livrar da dependência emocional

Você sabe como se livrar da dependência emocional? O que fazer para retomar a liberdade e alegria nos relacionamentos? Essas perguntas sempre são feitas por quem se vê nessa situação complicada de vida.

Sendo assim, vamos apresentar aqui algumas reflexões sobre o assunto e também indicaremos algumas rotas para você seguir em busca da liberdade de sentimentos com relação às outras pessoas.

Passo nº1 – Busque conhecimento:

Antes de começar a agir de maneira mais direta, é necessário uma boa pesquisa sobre o tema. Analise se você apresenta as características de alguém que é dependente emocional.

Não há razão de você procurar como se livrar da dependência emocional, se você não se identifica como tal. Aqui cabem pesquisas simples de sintomas, estudos de casos, conversa com profissionais, etc.

Dessa maneira, você vai saber se está lutando contra o inimigo correto. Então, poderá usar as armas adequadas para vencer.

Reconhecer que tem um problema te dá a oportunidade de trabalhar em cima dele para resolver. Esse é mesmo o primeiro passo para saber como se livrar da dependência emocional.

Sem isso, jamais ela será vencida. A vida vai continuar com muito sofrimento porque o outro em quem é depositado o amor supremo não supre a necessidade afetiva.

É importante lembrar que a dependência emocional pode acontecer entre casais, mãe e filho, amigos, irmãos, etc. Onde há relação interpessoal, pode haver dependência emocional. Isso faz com que o número de casos aumente mais do que o esperado.

Passo nº2 – Invista em si mesmo (a) – O melhor dos passos de como se livrar da dependência emocional

Digamos que, na sua pesquisa, você identificou que tem uma relação de dependência emocional com uma outra pessoa. Pois, agora é hora de agir!

Uma das grandes atitudes que você pode adotar é buscar investir em si mesmo (a). Procurar dedicar tempo para cuidar de si mesmo e desfrutar dessa companhia é muito importante!

Isso porque a maioria dos dependentes emocionais concentram todo seu afeto no outro.

Então, é comum que escute coisas como: “Só com você que minha vida tem sentido”.

Infelizmente, o prazer de estar consigo mesmo deixou de ser valorizado. A pessoa depositou em um outro ser toda sua alegria e bem-estar. Isso é, no mínimo, injusto, pois o outro irá decepcionar, com certeza!

Saber como se livrar da dependência emocional envolve um resgate do amor próprio. Valorizar o ser você mesmo e amar sua própria companhia é um golpe certeiro a dar. Para tanto, é necessário investimento de tempo e talvez de recursos importantes.

Se o dependente emocional só consegue valorizar as coisas, aliado ao objeto de sua dependência, podemos notar a gravidade dessa situação. Assim, é fundamental que se reconquiste a valorização das coisas ao redor, de maneira independente de outras pessoas.

O dependente emocional, muitas vezes, faz coisas sem que queira ou sinta vontade. Ele o faz por “amor” ao outro. E, em sua maioria, sai prejudicado, pois não avalia as consequências das suas atitudes. O “ser amado” sai ganhando e ele perdendo.

É por essa e outras razões que o dependente emocional precisa se conhecer muito bem para saber o que deve e o que não deve fazer pelo outro. É necessário uma análise racional e ponderada para que ele aprenda a como se livrar da dependência emocional. E isso é possível!

Passo nº3 – Fale sobre seus sentimentos

Quem fala sobre o que sente, sabe como se livrar da dependência emocional de maneira mais rápida. Portanto, nem sempre esconder os sentimentos traz benefícios para você. Na verdade, isso piora muito as coisas.

Quando um dependente emocional se identifica como tal, é preciso um trabalho de expor essa situação. Não para quem está totalmente de fora, mas para quem está envolvido no esquema. A pessoa que é objeto da dependência precisa ser alertada.

Se um filho adulto entende que é um dependente emocional de sua mãe, ele deve pontuar isso para ela. A comunicação não-violenta esclarece que falar sobre nossos sentimentos faz a relação ficar mais clara. Essa mãe pode entender que atitudes toma que promove esses sentimentos em seu filho.

Da mesma forma, se você entende que uma outra pessoa é seu dependente emocional, cabe uma boa conversa. Sem comunicação eficaz, não tem como se livrar da dependência emocional. Pois, ela vai “murchando” quando é trazida para fora em termos de palavras.

Muitas vezes, acreditamos que quanto mais escondermos nossos sentimentos, mais iremos nos proteger. É exatamente o contrário. Quanto mais escondemos, os sentimentos crescem e nos tornamos refém deles. Por isso, é importante atentar para o que sentimos e falar sobre isso.

Passo nº 4 – Ajuda profissional indica como se livrar da dependência emocional

Para muitas pessoas, será necessário a busca por um profissional capacitado para auxílio emocional. Já que a dependência emocional leva a um estado de “cegueira” afetiva, um olhar neutro faz diferença.

Isso ajuda a “tirar as escamas dos olhos” e conseguir entender as coisas como realmente são.

Dessa forma, os Psicólogos têm desempenhado um papel muito importante no auxílio de dependentes emocionais. Independente da linha teórica seguida por ele, você terá muitos benefícios na área emocional. Isso leva um certo tempo, mas acontece.

Isso se dá porque a dependência emocional é instalada numa pessoa por um certo período de tempo. Da mesma forma, a restauração também é contínua e deve ser buscada com paciência. Por vezes, podem acontecer recaídas. Mas, o mais importante é não desistir do tratamento.

Assim como buscamos procedimentos terapêuticos para diversas doenças físicas, da mesma forma para esta condição afetiva. Muito do que se sabe de como se livrar da dependência emocional está ligada ao investimento de saúde mental. Isso deve ser encarado com muita seriedade.

Ainda há esperança!

Apesar de parecer uma situação sem saída para muitos que passam por isso, a dependência emocional pode ser vencida. Existem muitos casos de pessoas que encontraram a liberdade de se relacionar com o outro, sem o prender. Muitos que têm relacionamentos sem sofrimento ou opressão.

Se é esse tipo de relacionamento que você deseja, sugerimos que continue estudando e agindo intencionalmente por essa liberdade. Nada se compara a um coração satisfeito consigo mesmo, pronto para somar com outras pessoas. Sem angústia ou espera por retorno afetivo.

Tenha ajuda profissional, clicando aqui.

5/5 - (2 votes)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica