Maconha foi proibida em praticamente todos os países do mundo: entenda o porquê

Países onde a droga é legalizada

Hoje queremos abordar um assunto que está dentro do nosso nicho, mas que ao mesmo tempo foge um pouco do estilo de artigo que estamos acostumados a postar aqui em nosso blog. Queremos explicar por que a maconha foi proibida em praticamente todos os países do mundo. Boa leitura!

A maconha, ao contrário do que muitos podem pensar, já é consumida pelos homens faz milhares de anos. E não é força de expressão. Literalmente são milhares de anos.

Evidências de cannabis são encontradas desde o terceiro milênio A.C. Atualmente há discussões sobre a liberação ou não de seu uso em diversos países.

Durante milhares de anos seu uso foi liberado e em muitos casos, recomendado. Mas com o passar do tempo muitos viram na maconha uma série de fatores negativos e decidiram criminalizá-la. E é justamente nesse ponto que nós queremos nos concentrar.

Foi Napoleão Bonaparte quem criou a primeira lei proibindo a cannabis, nome científico da planta. Isso aconteceu quando o general francês conquistou o Egito em 1798.

Napoleão alegava que, ao consumir o produto, os egípcios ficavam mais violentos. Três décadas depois, em 1830, o Brasil também se tornaria pioneiro no assunto.

Foi quando a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por meio do Código de Posturas Municipais, criou restrições ao comércio e ao consumo do “pito do pango”, expressão usada para definir a cannabis à época, relata Rowan Robinson no “O Grande Livro da Cannabis “.

Como a maconha foi proibida em praticamente todos os países do mundo depois do Brasil

Depois de falar sobre o Brasil, vamos dizer agora como a maconha foi proibida em praticamente todos os países do mundo.

No início do século 20, vários países criaram leis proibindo o consumo e o comércio da cannabis, entre eles: África do Sul, Jamaica (na época colônia inglesa), Reino Unido, Nova Zelândia, Brasil (que já mencionamos) e principalmente, os Estados Unidos.

Segundo o documentário “Grass: A Verdadeira História da Marijuana”, de Ron Mann, um dos principais motivos que fez com que os Estados Unidos criassem suas primeiras proibições ao uso da planta foi a relação que ela mantinha com os imigrantes mexicanos que não eram bem-vistos pelos americanos.

Surgiram boatos de que a erva os transformava em assassinos e, logo em 1914, o município americano de El Paso criou uma lei proibindo a posse de maconha.

Ainda de acordo com o documentário, essa lei que, supostamente foi criada para controlar a maconha, na verdade tinha a intenção de ter o controle dos imigrantes mexicanos.

Por anos a maconha permaneceu criminalizada, até que em 1996 o estado da Califórnia, nos EUA, legalizou seu uso para fins medicinais.

Em 2003, o Canadá se tornou o primeiro país do mundo a legalizar a utilização da cannabis para fins medicinais. Antes dele, a Holanda já havia liberado em 1976, o uso para fins recreativos.

Atualmente algumas nações vêm flexibilizando as leis que tratam do uso da maconha. Nesses países o usuário está passando a ser visto como assunto de saúde pública. Entretanto, em outros países, principalmente os asiáticos, as leis são mais severas dependendo da situação e quem for pego com maconha pode ser até condenado à morte.

Lembrando que todo tipo de droga, legalizada ou não, pode levar a dependência química, podendo ser necessário o tratamento numa Clínica De Recuperação. Pense nisso!

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica