A crise do coronavírus nos trouxe diversos problemas que mudaram completamente nossa rotina. Neste artigo nós queremos falar sobre como a pandemia potencializou riscos de dependência química. Uma boa leitura para você!
Vamos começar compartilhando com você alguns dados levantados pelo Relatório Mundial sobre Drogas 2021.
Cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo inteiro no último ano (2020), enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas.
5,5% da população entre 15 e 64 anos já usou drogas pelo menos uma vez no ano passado. Enquanto 36,3 milhões de pessoas, ou 13% do número total de pessoas que usam drogas, sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.
Um dado triste é que projeções atuais sugerem um aumento de 11% no número de pessoas que usam drogas globalmente até 2030. E um aumento acentuado de 40% na África, devido ao rápido crescimento da população jovem.
Mesmo o impacto da covid-19 ainda não sendo totalmente conhecido, a análise sugere que o aumento da desigualdade representa fatores que podem levar mais pessoas a consumir, cultivar e vender drogas.
O Relatório ainda aponta que, durante os últimos 24 anos, a potência da cannabis aumentou em até quatro vezes em algumas partes do mundo.
Apesar de a porcentagem de adolescentes que perceberam a droga como prejudicial ter caído em até 40%, persistem evidências de que o uso da cannabis está associado a uma variedade de danos à saúde. Os mais afetados são os usuários regulares a longo prazo.
Pandemia potencializou riscos de dependência: veja mais alguns dados preocupantes
Continuando a falar sobre como a pandemia potencializou risco de dependência, a nível mundial, estima-se que mais de 11 milhões de pessoas injetam drogas, metade das quais vivem com Hepatite C. Os opioides continuam sendo os responsáveis pelo maior volume de doenças atribuídas ao uso de drogas.
Os dois opioides farmacêuticos mais usados para tratar pessoas com transtornos associados ao consumo deles, metadona e buprenorfina, têm se tornado cada vez mais acessíveis nas últimas duas décadas.
A quantidade disponível para uso médico aumentou seis vezes desde 1999, de 557 milhões de doses diárias para 3,317 milhões até 2019, indicando que o tratamento farmacológico de base científica está mais disponível agora do que no passado.
Dark Web e as drogas
A comercialização de drogas na dark web surgiu há apenas uma década, mas os principais mercados valem agora pelo menos US$315 milhões em vendas anuais.
Embora essa seja apenas uma fração das vendas globais de drogas, a tendência é de crescimento. Com um aumento de quatro vezes entre 2011 e meados de 2017, até 2020.
A rápida inovação tecnológica, combinada com a agilidade e adaptabilidade daqueles que utilizam novas plataformas para vender drogas e outras substâncias, provavelmente abrirá um mercado globalizado. Onde todas as drogas estarão mais disponíveis e acessíveis em todos os lugares.
Isso, por sua vez, poderia desencadear mudanças aceleradas nos padrões do uso de drogas e acarretar implicações para a saúde pública, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021.
Nem tudo está perdido
Como você pode perceber, os números e dados apontados pelo Relatório são preocupantes. E sabemos que existem muitos que estão dominados pelo abuso e dependência das drogas.
A pandemia potencializou risco de dependência por causa do cenário de incertezas, que consequentemente levam à ansiedade.
Mas para aqueles que precisam de ajuda profissional para vencer a dependência química, podem contar com a Clínica Restituindo Sonhos.
Nós já ajudamos milhares de pessoas em todo o Brasil a vencerem a dependência e podemos ajudar você e sua família também! Entre em contato e saiba mais!