Se você busca informações sobre o tratamento para usuário de crack, está no lugar certo. Não é nada fácil se livrar da dependência química, é uma luta diária. Aliás, quando se vive o problema de perto, então, é difícil saber até mesmo por onde começar.
Nesse artigo você vai entender melhor como essa droga age no organismo e ainda, qual o tratamento para usuário de crack. Saiba como se livrar desse problema de vez por todas.
Afinal, a dependência química faz parte da nossa realidade. Ela pode ser vista na calçada das ruas, na nossa família ou no nosso círculo de amizade.
O crack é uma das drogas mais devastadoras, em todos os sentidos. Apesar disso, a quantidade de usuários é cada dia maior. Entenda porque isso ocorre:
Por que existem tantos usuários de crack?
A resposta é simples: porque uma vez leva à muitas outras. Geralmente tudo começa por influência de amigos, que são usuários. A facilidade de compra, pelo baixo preço, também é um dos fatores que favorecem a pessoa a experimentar e ficar viciada.
Segundo pesquisas da Fiocruz, cerca de 1,5 milhões de pessoas de 12 a 35 anos já experimentaram crack ou similares alguma vez na vida.
Mas, afinal, o que é o crack?
O crack é formado por cristais de cocaína. De cor branca, a pedra é fumada em cachimbos, que geralmente são improvisados.
A droga surgiu inicialmente nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década de 90. Com baixo custo de produção, por usar menos produtos químicos, a droga se disseminou rapidamente por todo país.
Como o crack age no organismo do usuário?
Age diretamente no sistema nervoso central e cardíaco. Porém, seu efeito é mais rápido que o da cocaína, por exemplo. Rápido também é o efeito de dependência que o crack causa no organismo humano.
Os médicos alertam, que caso consumido junto com álcool os efeitos dessa droga podem ser letais.
Quais os efeitos colaterais?
Ao consumir a droga, o usuário se sente bem, fica eufórico, se sente poderoso e tem comportamento agressivo.
Fisicamente ele acelera os batimentos cardíacos, dilata a pupila, aumenta a pressão arterial, tem suor excessivo, excitação e tremores. Ou seja, ele se transforma em uma bomba relógio ambulante.
Portanto, é algo extremamente perigoso e que pode até mesmo levar ao óbito.
Quais os danos para a vida do usuário de crack?
Existem dois tipos de danos causados na vida do usuário de crack:
Físico: o uso dessa cocaína causa prejuízos cognitivos e doenças psiquiátricas. Além de desnutrição, lesão pulmonar e cardíaca. Se não tiver ajuda o usuário definha até a morte.
Pessoal: a vida pessoal do usuário de crack é devastada. Porque o vício lhe causa uma dependência cada vez maior.
Então ele deixa de se importar com a sua volta, inclusive a família. Porque vive apenas com o propósito de manter-se alucinado pela droga.
Como identificar o comportamento de um usuário de crack, ainda no início?
Os sintomas de quem começa a usar crack são bem perceptíveis. Por isso, se você desconfia que alguém próximo está consumindo essa droga. Então, fique atento para os principais sintomas:
– Emagrecimento;
– Falta de apetite;
– Falta de higiene pessoal;
– Grandes períodos fora de casa (dias);
– Sinais de queimadura nos dedos, lábios e rosto.
– Falta de concentração;
– Ataques de pânico;
– Sonolência no período de abstinência.
Se você tem alguém próximo com esses sintomas, investigue. Essa pessoa precisa da sua ajuda! Ela precisa de um tratamento para usuário de crack.
Tratamento para usuário de crack – O que fazer, quando ele não aceita o tratamento?
A internação compulsória é uma alternativa, mas não a mais recomendada. Ela é feita no caso de usuários que já passaram de todos os limites, que oferecem risco para si mesmo e para as outras pessoas.
Mas, para realizar esse tipo de tratamento é preciso de comprovação judicial.
A melhor forma é convencer o dependente de que ele está doente, que precisa de ajuda e que você está do lado dele.
Portanto, procure um lugar calmo, onde ambos se sintam seguros para conversar sobre os danos que o crack promove na vida dele. Além de também, dos que estão ao seu redor.
Como funciona o tratamento para usuário de crack?
O tratamento para usuário de crack é feito com o acompanhamento de uma rede de profissionais de saúde. Como por exemplo:
-
Médico.
-
Enfermeiro.
-
Psicoterapeuta.
-
Profissionais de educação física.
-
Nutricionista.
-
Dentre outros.
Isso, em ambiente de internação integral ou parcial.
O bom da internação integral é que estabelece uma barreira física entre o dependente e a fonte da droga.
É de suma importância a escolha de uma clínica responsável pelo tratamento para usuário de crack. A partir do momento em que estiver internado, o dependente irá passa por algumas etapas até se liberta das drogas:
Desintoxicação – É feita de forma gradual, com acompanhamento médico. A fim de, devolver a consciência do paciente.
Reabilitação psicológica – O paciente precisa entender a complexidade de tudo que está acontecendo com ele. E ver que existe uma vida possível sem a dependência química. Essa é uma das fases mais importantes.
Medicamentos – Eles têm papel fundamental para tratar a abstinência.
Após passar por essas etapas, pelo menos, e por um período de internação estipulado pela clínica, o paciente irá para etapa de reinserção social.
Tratamento para usuário de crack – Quando pode se considerar curado?
O usuário de droga precisa entender que após sair da clínica, o seu tratamento continua, por isso é importante fazer parte de grupos de apoio.
Continuar com os atendimentos terapêuticos. E ter consciência de que as recaídas podem acontecer, mas não significa que todo trabalho está perdido.
Por isso, a rede de apoio, principalmente familiar, tem papel fundamental nesse processo de libertação das drogas.
Onde encontrar um tratamento para usuário de crack?
Se você quer um tratamento para usuário de crack, então, precisa buscar ajuda o quanto antes. Afinal, é fundamental para garantir saúde ao enfermo.
Aliás, dispõe de uma rede de profissionais capacitados para atender quem precisa de ajuda. Entre aqui e saiba ainda mais sobre isso.