Como lidar com um usuário de drogas?

Como lidar com um usuário de drogas

Não saber como lidar com um usuário de drogas pode ser um processo complicado e doloroso para familiares e amigos. Neste artigo vamos dar algumas dicas para você ajudar um adicto de maneira correta. 

Lidar com uma pessoa que usa substâncias químicas pode ser complexo, pois existe uma infinidade de situações e fases que o usuário passa: como recaídas, abstinência, efeitos colaterais, alterações de humor e diversas complicações. 

Neste sentido, a família precisa encontrar um apoio emocional para enfrentar esses desafios, como ajuda psicológica e espiritual. Nós dizemos que a família torna-se codependente, ou seja, sofre juntamente com o adicto os efeitos negativos das drogas. 

A dependência química é considerada uma doença, conforme a OMS (organização mundial da saúde) e muitas pessoas, inclusive familiares de adictos, não aceitam ou não entendem que isso seja uma doença e que precisa de um tratamento adequado.

Saber como lidar com um usuário de drogas deve-se primeiramente aceitar que o adicto está doente. A aceitação, tanto dos familiares, como também do próprio dependente é o caminho para iniciar a jornada para a reabilitação.

Outro passo importante é não culpar o dependente pela situação que ele vive, geralmente pessoas dependentes químicos já sofrem com diversos transtornos e culpas internas que intensificam o uso de substâncias químicas. 

É realmente muito complexo dizer como lidar com um usuário de drogas, pois cada pessoa tem a sua característica e seu modo de agir. 

Também há a questão do tipo de droga que ela ingere, pode ser que as deixem mais calmas, agitadas ou violentas. O que a família realmente precisa é ter paciência e buscar ajuda adequada. 

Como ajudar um dependente químico a se livrar das drogas?

Como lidar com um usuário de drogas

Como dito anteriormente, saber como lidar com um usuário de drogas é o primeiro passo para a reabilitação. O segundo passo é convencê-lo de que precisa de um tratamento adequado numa clínica de recuperação química

Encaminhar um usuário de drogas para uma internação voluntária, ou seja, quando o dependente aceita a internação, é a melhor estratégia para encontrar a cura. Pois se o dependente reconhece que precisa de ajuda fica mais fácil a sua internação e consequentemente a reabilitação. 

Mas se infelizmente o adicto não aceita a internação e acaba sendo um risco para si mesmo e para terceiros, a família pode optar pela internação involuntária, ou seja, aquela que o dependente é internado sem a sua autorização. 

Para a solicitar a internação involuntária de um dependente químico é preciso a autorização dos familiares e uma avaliação médica para que a clínica possa fazer o resgate do adicto. 

Se você não sabe como lidar com um usuário de drogas e precisa de ajuda, nós da Clínicas Restituindo Sonhos podemos lhe orientar e fazer o encaminhamento adequado para uma clínica de recuperação próxima de sua casa. 

Nossas unidades terapêuticas possuem profissionais especializados, como médicos, terapeutas, psicólogos e psiquiatras que têm uma larga experiência no tratamento para a desintoxicação química. 

Não deixe de entrar em contato conosco, estamos disponíveis 24 horas por dia.

5/5 - (1 vote)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica