Drogas anorexígenas: entenda o que são e seus efeitos no nosso organismo

Drogas anorexígenas

A palavra “droga” tem mais do que uma definição. Em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental. Já em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos. Neste artigo nós iremos falar de um tipo de droga específico, as drogas anorexígenas. Boa leitura!

As drogas anorexígenas, também conhecidas como anorexígenos, anoréticos ou anominineronéticos são medicamentos com a finalidade de induzir a anorexia – aversão ao alimento, falta de apetite.

Ou seja, são os famosos “remédios para emagrecer”. Geralmente são anfetaminas, metanfetaminas e similares, mesma classe de drogas da cocaína, crack e crystal meth. Você sabia disso?

Os anorexígenos funcionam da seguinte forma: a substância química envia uma mensagem para o cérebro “dizendo” que o organismo está saciado.

O cérebro, por sua vez, envia uma mensagem de saciedade para o corpo. Na falta de uma alimentação adequada, o organismo passa a utilizar a energia (calorias) existente no corpo. E assim, a pessoa tende a emagrecer.

De primeira, parece ser algo inofensivo. É o que a maioria das pessoas pensam. Principalmente aquelas que estão com sobrepeso. “Preciso queimar algumas calorias mesmo, então vou tomar remédios para emagrecer”.

Algumas pessoas optam pelo caminho mais fácil: emagrecer sem fazer esforço, apenas tomando “remédios”. Mas as coisas não são tão simples assim.

Em geral, os moderadores de apetite, dentre outras substâncias químicas, trazem, além da anfetamina, que é um estimulante, um outro composto químico para reduzir a ansiedade. A fluoxetina, por exemplo.

Entende a mistura que há nas drogas anorexígenas? Estimulante e ansiolítico (calmante). Qual mensagem seu cérebro vai entender? Ficar calmo ou “ligado”?

Os efeitos das drogas anorexígenas

Além dos possíveis efeitos colaterais “leves” e da dependência química, as drogas anorexígenas produzem uma temporária perda de peso, pois logo que o organismo se acostuma com o remédio, começa a não mais responder aos seus impulsos.

Com isso, a fome se torna maior, o organismo passa a reter as calorias e acontece o chamado “efeito sanfona”. Muitas pessoas não só recuperam o peso, como adquirem mais gordura do que antes.

Em um estudo de quase quatro anos utilizando um esquema com duas drogas anorexígenas, a fentermina e a fenfluramina, mais a modificação de comportamento, dieta e exercícios mostrou resultados pouco otimistas em relação à obesidade grave e mais otimista em obesidades menos graves.

Entre os efeitos colaterais dessa combinação de drogas, parece ter sido uma associação alta com alterações em válvulas cardíacas, o que já não recomenda esse tipo de tratamento.

Sobre outras drogas anorexígenas, como é o caso da dietilpropiona, a associação com transtornos cardíacos não é documentada.

Muitos profissionais da saúde – entre nutricionistas e psicólogos, apenas para citar alguns – são contra o uso de anorexígenos, em virtude da possível dependência que eles causam.

Para esses profissionais, o ideal é que se faça uma reeducação alimentar acompanhada de exercícios físicos, tudo supervisionado por um especialista, obviamente.

Falamos que os anorexígenos podem causar a dependência. E se você conhece alguém que tenha se tornado um dependente químico, não apenas de drogas anorexígenas, mas qualquer tipo de droga, e precisa de ajuda profissional, conte com a Clínica De Recuperação Restituindo Sonhos! Já ajudamos milhares de pessoas e também iremos ajudar você! Entre em contato e saiba mais.

5/5 - (1 voto)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos
Clinícas de Recuperação Restituindo Sonhos

Clínica de Reabilitação Química e Alcoólica